O delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Caçador, Matusalém Junior, deu detalhes sobre a investigação que apura o assassinato de Roque Volmir de Oliveira Pinto, de 64 anos, ocorrido no interior do município de Macieira. O principal suspeito do crime é o próprio irmão da vítima, um homem de 55 anos, preso em flagrante pela Polícia Civil.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o delegado, as investigações tiveram início ainda na manhã de domingo (14), quando o corpo de Roque foi encontrado ao lado de uma ponte, caído entre pedras, na Linha São Caetano. A Polícia Científica realizou a perícia no local e, durante a necropsia, foi constatada uma perfuração na região frontal da cabeça da vítima. Um projétil foi retirado, indicando, possivelmente, disparo de arma de fogo calibre .22.
Com o avanço das diligências, a Polícia Civil levantou informações de que o irmão da vítima — que foi quem acionou as forças de segurança após encontrar o corpo — apresentava comportamento alterado no dia anterior, supostamente em razão do consumo de álcool. Familiares relataram que, por esse motivo, chegaram a retirar o veículo dele para evitar um acidente, sendo o carro encaminhado posteriormente à delegacia.

Na manhã seguinte, equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica realizaram perícia no veículo e encontraram grande quantidade de sangue recente, especialmente no porta-malas. Diante do fato, os policiais se deslocaram até a residência onde os irmãos moravam. No local, o suspeito informou que possuía uma espingarda calibre .22, que foi localizada embaixo da cama, junto com diversas munições. O material foi apreendido e o homem recebeu voz de prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições.
Ainda conforme o delegado Matusalem Junior, a perícia na residência apontou rastros de sangue na porta e na escada da casa, o que indica que o crime pode ter ocorrido no imóvel. A suspeita é de que o corpo tenha sido arrastado até o veículo e, posteriormente, abandonado no local onde foi encontrado.

Durante o interrogatório, o homem confessou o homicídio. Ele relatou que teve uma discussão banal com o irmão, motivada por quem iria preparar ou fazer a janta. Ambos estariam embriagados. Segundo o suspeito, a intenção inicial era apenas assustar a vítima com um disparo, mas o tiro acabou atingindo a cabeça do irmão, que morreu no local. Em seguida, ele afirmou ter entrado em desespero, enrolado o corpo em uma lona e descartado o cadáver próximo à ponte.
O delegado informou ainda que o suspeito demonstrou arrependimento durante o depoimento, chorou e afirmou que mantinha um bom relacionamento com o irmão, apesar das discussões frequentes relacionadas ao consumo de álcool.
Leia também
Jovem é detido em SC por incentivar automutilação de meninas na internet
Homem é preso por arrastar cachorro amarrado a caminhão por mais de 1km
O homem foi encaminhado ao presídio de Caçador, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para esclarecer todos os detalhes do crime antes da conclusão do inquérito e do envio do caso ao Poder Judiciário.
Roque Volmir de Oliveira Pinto foi velado na capela mortuária de Macieira e o sepultamento foi no cemitério da localidade de Paiol da Pedra nesta segunda-feira, 15.
Nossas Redes Sociais





