Rádios RBV

Menu

Duas pessoas são indiciadas por maus-tratos a cão e filhote no Oeste

Ambos os responsáveis foram indiciados com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda de animais

A Polícia Civil de Catanduvas, no Oeste catarinense, concluiu nesta semana dois inquéritos policiais relacionados a crimes de maus-tratos contra animais. Ambos os casos resultaram no indiciamento dos responsáveis, com encaminhamento dos autos ao Poder Judiciário, para as devidas providências legais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O primeiro caso, que gerou ampla comoção entre os moradores da cidade, envolveu um ato cruel e intencional. Um cão foi atropelado de forma proposital por um motorista em via pública. Após atingir o animal, o condutor recuou o veículo e passou novamente por cima do cão, que não resistiu aos ferimentos.

Testemunhas relataram que a ação foi claramente deliberada. Além disso, os laudos periciais confirmaram a brutalidade e a intenção de causar sofrimento, o que reforçou o entendimento do crime.

No segundo caso, uma denúncia encaminhada pela ONG de proteção animal “Fiel Companheiro” levou as autoridades até uma residência. Com apoio da Polícia Militar, a guarnição encontrou um filhote de cão acorrentado, com visíveis sinais de dor e sofrimento.

Durante a abordagem, o tutor confessou que usava castigos físicos, como agressões com cinto, além de manter o animal sob constante sofrimento psicológico. O laudo veterinário reforçou o estado de maus-tratos, confirmando a gravidade do quadro clínico.

Os dois crimes foram tipificados com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com aplicação de sua forma agravada — válida para maus-tratos envolvendo cães e gatos. A pena prevista é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais.

O delegado André Luis Cembranelli Barbeta, responsável pelas investigações, destacou a necessidade de combater esses atos com firmeza. “Casos como esses demonstram que maus-tratos não serão tolerados. Cadeia para quem maltrata animais é uma realidade prevista em lei. Nosso trabalho é garantir que esses crimes sejam apurados e punidos com o rigor necessário”, afirmou o delegado.

Esses casos reforçam o papel das forças de segurança, da sociedade civil e das entidades de proteção animal na fiscalização, denúncia e combate aos maus-tratos. A repressão efetiva serve como alerta e resposta contra qualquer forma de crueldade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Caco da Rosa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Reunião discute voos regulares e terminal alfandegado em Caçador

Empresários, autoridades e representantes do setor aéreo participaram nesta...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva no Litoral e sol no Grande Oeste

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Animal selvagem raro é encontrado em plantação de bananas em SC

Na segunda-feira (25), um animal de aparência singular surgiu...

Justiça reduz penas dos quatro condenados no caso Boate Kiss

A 1ª Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça...

Mais Lidas da semana

Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva no Litoral e sol no Grande Oeste

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Mulher de 38 anos desaparece em Lebon Régis

A família de Dilair Pires Furtado, de 38 anos,...

Homem é preso por violência contra crianças em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina registrou na noite...

Outros Tópicos Interessantes