A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da DEIC, realizou na manhã de quarta-feira (21) uma operação policial nas cidades de Araquari, Joinville, Tijucas, Itaiópolis e Videira com o objetivo de esclarecer um suposto roubo de carga de vinhos. A ação resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de evidências importantes.
Após receber informações sobre o roubo de uma carga de vinho, oriunda do município de Pinheiro Preto, a equipe de investigação da DFRC/DEIC, liderada pelo Delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira, agiu rapidamente. Dessa forma, a polícia descobriu que o suposto roubo de carga de vinhos se tratava, na verdade, de um furto. A ação foi praticada inclusive com a participação do motorista responsável pelo transporte da carga.
Durante as diligências, constatou-se que o rastreador do caminhão havia sido desativado, permitindo o desvio da carga para um galpão em Itaiópolis/SC. No dia seguinte, os suspeitos registraram um Boletim de Ocorrência com informações falsas, alegando terem sido mantidos em cativeiro.
Através de um trabalho minucioso de investigação, a polícia identificou os autores do furto e obteve mandados de busca e prisão preventiva. Em uma ação conjunta com as DICs de Joinville/SC e Mafra/SC, coordenadas pelo Delegado Cassiano, e a DPC° de Tangará/SC, coordenada pelo Delegado Cembranelli, além da DRACO/DEIC, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva.
No local onde a carga foi inicialmente levada, em um sítio na cidade de Itaiópolis/SC, foram encontradas algumas unidades do produto subtraído. Assim, resultando na prisão em flagrante de um indivíduo pelo crime de receptação.
Durante as buscas, também foram apreendidos objetos e documentos que serão analisados pela equipe de investigação da DFRC/DEIC. O intuito é reunir provas adicionais relacionadas ao caso.
Trabalho conjunto
O Delegado Titular da DFRC/DEIC, Osnei Valdir de Oliveira, destacou a importância da integração entre as unidades policiais envolvidas na operação. A atuação rápida e eficaz dos Policiais Civis da DIC/Joinville, coordenados pelo Delegado de Polícia Murillo Batalha, também foi fundamental.
A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da população no combate aos roubos de cargas, incentivando a denúncia de informações relevantes. Denúncias e informações relacionadas a esse tipo de crime podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Também através do número de WhatsApp (48) 99161-8446, garantindo-se o anonimato dos denunciantes.
A ocorrência
O caminhoneiro saiu de Pinheiro Preto com destino a São Paulo com uma carga de vinhos e derivados na segunda-feira, 15 de maio. O homem foi localizado na manhã de quarta-feira, 17 de maio, alegando que o caminhão com a carga haviam sido levado pelos criminosos. Ele disse que o assalto teria acontecido por volta das 23h30 nas proximidades de Monte Castelo.
A última localização enviada pelo rastreador ficava entre Mafra e São Bento do Sul. O registro de roubo foi então realizado junto à polícia.