Uma movimentação atípica no Bairro Oficina Pedreirinha despertou a curiosidade dos moradores na manhã do último domingo (18). Sirenes soando, veículos oficiais circulando, ambulâncias, retroescavadeiras e equipes uniformizadas deram o tom de um cenário de emergência, e essa era, de fato, a intenção da ação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A Prefeitura de Videira, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, promoveu o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres.
O exercício teve como objetivo principal preparar as equipes e a comunidade para uma situação real de inundação.
Durante o simulado, as autoridades evacuaram a área mais vulnerável da Pedreirinha. Os moradores foram direcionados a um abrigo temporário preparado no Lar Menino Jesus II, no Bairro Vinhedo.
Veja também
Sessão de Negócios na Unoesc Videira abre espaço para networking empresarial
Pátio do Hospital Salvatoriano Divino Salvador em Videira recebe pavimentação
Paralelamente, o Centro de Logística (Celog) foi ativado no Parque da Uva para receber e distribuir itens emergenciais como cestas básicas, telhas, lonas e outros suprimentos de ajuda humanitária.
Segundo Luiz Fernando Gardini, secretário de Planejamento e coordenador da Defesa Civil, o resultado foi extremamente positivo.
“O evento transcorreu dentro do esperado, simulando uma inundação e evacuando o local. […] Posso afirmar que o município sai deste simulado mais preparado e apto para enfrentar situações reais de inundações”.
A ação contou com a participação ativa de diversos órgãos estratégicos, como
- Corpo de Bombeiros,
- Polícia Militar,
- Celesc,
- Samu,
- Cidasc,
- Visan e
- Clube do Rádio Amador.
Além disso, várias secretarias municipais integraram o exercício:
- Planejamento,
- Saúde,
- Assistência Social,
- Educação,
- Administração,
- Comunicação e
- Desenvolvimento Urbano.
O sargento Egon de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Videira, reforçou a importância dessa articulação conjunta:
“A corporação frequentemente passa por treinamentos, entretanto, o simulado foi de suma importância pois diversos órgãos públicos participaram […] Essa integração é essencial para diminuir o tempo de resposta na hora de um incidente”.
O prefeito Wilmar Carelli também comentou o impacto positivo do simulado.
“Mais do que um exercício técnico, o simulado reforçou o papel da prevenção. Assim, nossa comunidade se sente mais segura e sabe que a Administração Municipal está apta a agir em caso de desastre natural”.
Nossas Redes Sociais