Ícone do site PortalRBV

Exercício simulado prepara Videira para enfrentar inundações

Exercício simulado prepara Videira para enfrentar inundações

Foto: Secom Prefeitura de Videira

Uma movimentação atípica no Bairro Oficina Pedreirinha despertou a curiosidade dos moradores na manhã do último domingo (18). Sirenes soando, veículos oficiais circulando, ambulâncias, retroescavadeiras e equipes uniformizadas deram o tom de um cenário de emergência, e essa era, de fato, a intenção da ação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Prefeitura de Videira, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, promoveu o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres.

O exercício teve como objetivo principal preparar as equipes e a comunidade para uma situação real de inundação.

Durante o simulado, as autoridades evacuaram a área mais vulnerável da Pedreirinha. Os moradores foram direcionados a um abrigo temporário preparado no Lar Menino Jesus II, no Bairro Vinhedo.

Paralelamente, o Centro de Logística (Celog) foi ativado no Parque da Uva para receber e distribuir itens emergenciais como cestas básicas, telhas, lonas e outros suprimentos de ajuda humanitária.

Segundo Luiz Fernando Gardini, secretário de Planejamento e coordenador da Defesa Civil, o resultado foi extremamente positivo.

“O evento transcorreu dentro do esperado, simulando uma inundação e evacuando o local. […] Posso afirmar que o município sai deste simulado mais preparado e apto para enfrentar situações reais de inundações”.

A ação contou com a participação ativa de diversos órgãos estratégicos, como

Além disso, várias secretarias municipais integraram o exercício:

O sargento Egon de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Videira, reforçou a importância dessa articulação conjunta:

“A corporação frequentemente passa por treinamentos, entretanto, o simulado foi de suma importância pois diversos órgãos públicos participaram […] Essa integração é essencial para diminuir o tempo de resposta na hora de um incidente”.

O prefeito Wilmar Carelli também comentou o impacto positivo do simulado.

“Mais do que um exercício técnico, o simulado reforçou o papel da prevenção. Assim, nossa comunidade se sente mais segura e sabe que a Administração Municipal está apta a agir em caso de desastre natural”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile