Fábrica clandestina em SC é alvo da Polícia Federal por bebida com metanol

A ação aconteceu em Santa Catarina e em mais quatro estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Agentes da Polícia Federal (PF), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Ministério da Agricultura e Pecuária realizam, nesta quinta-feira (16), uma operação de fiscalização em fábricas suspeitas de atuação clandestina com metanol e usinas ilegais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa faz parte da investigação sobre a falsificação de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol, que tem causado várias mortes em todo o Brasil.

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (15), o país já registrou oito óbitos confirmados por intoxicação, sendo seis em São Paulo e dois em Pernambuco.

O principal objetivo da operação é identificar a origem do metanol presente nessas bebidas adulteradas. Além disso, as autoridades buscam confirmar se os materiais apreendidos nesta ação têm ligação com outras amostras recolhidas em investigações anteriores da Polícia Federal e da ANP.

Para isso, as equipes envolvidas farão a coleta de amostras que serão encaminhadas para análise no Instituto Nacional de Criminalística (INC).

Essa ação acontece simultaneamente em cinco estados:

  • São Paulo,
  • Paraná,
  • Mato Grosso,
  • Mato Grosso do Sul e
  • Santa Catarina.

Em São Paulo, as cidades-alvo são Araçariguama, Arujá, Cotia, Guarulhos, Laranjal Paulista, Limeira, Jandira, Sumaré e Suzano.

No Paraná, a operação abrange Colombo, Paranaguá e Araucária.

Em Mato Grosso, o foco está em Várzea Grande, enquanto em Mato Grosso do Sul a fiscalização ocorre em Dourados, Campo Grande e Caarapó.

Em Santa Catarina, o município de Cocal do Sul está entre os locais vistoriados.

Vale destacar que, para combater a adulteração, principalmente por metanol, o estado de São Paulo criou um protocolo para detectar metanol em bebidas alcoólicas, reforçando o combate a esse grave problema à saúde pública.

As autoridades reforçam a importância de evitar o consumo de bebidas suspeitas e alertam para os riscos da ingestão de produtos falsificados.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Educação em Videira avança na busca por reduzir filas

A educação pública de Videira foi tema de destaque...

Oscar Schmidt morre aos 68 anos e deixa legado histórico no basquete mundial

O basquete mundial perdeu uma de suas maiores lendas...

Carreta tomba e cai em ribanceira de 50 metros na BR-116

Um acidente de grande proporção foi registrado na tarde...

Videira anuncia pacote de benefícios para servidores municipais

A Prefeitura de Videira deu mais um passo na...

Polícia Militar recebe 10 novas viaturas na região

O 10º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) realizou,...

De geada a 32°C: Santa Catarina terá dias de extremos

Quem vive no Meio-Oeste catarinense sabe que o outono...

Cidasc define calendário do vazio sanitário do maracujá em SC

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina...

Santa Catarina em alerta com possível retorno do El Niño

A possibilidade de retorno do fenômeno El Niño nos...