Um morador de Caçador relatou ter recebido uma ligação de um número com DDD 21 (Rio de Janeiro) em que os golpistas se passavam por funcionários da Celesc.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na tentativa, o suposto atendente informava que teria havido a cobrança indevida de uma tarifa de bandeira vermelha e que o consumidor teria direito a um ressarcimento — desde que informasse seus dados bancários.
Durante a ligação, os criminosos pedem número de matrícula, WhatsApp e, em alguns casos, até a senha do Internet Banking, alegando dificuldade para efetuar o reembolso. O objetivo é acessar a conta da vítima para realizar saques, transferências ou empréstimos.
Veja também
Impostômetro atinge R$ 3 trilhões 25 dias antes de 2024
FIESC pede a Alckmin que madeira e móveis sejam exceções no tarifaço
A orientação é não repassar nenhum dado pessoal ou bancário por telefone. Em caso de dúvida, o consumidor deve entrar em contato diretamente com os canais oficiais da Celesc.
Se você receber uma ligação suspeita, registre ocorrência na polícia e avise familiares e amigos para evitar que outras pessoas caiam no golpe.