Gaeco cumpre mandado em Caçador por suspeita de fraude em concursos

Além da cidade do Meio-Oeste catarinense, outras cinco ordens judiciais foram executadas em Caxias do Sul

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) realizou, na manhã desta terça-feira (26), a operação “Ponto de Corte”, voltada à investigação de um suposto esquema de fraudes em licitações relacionadas a concursos públicos em municípios de Santa Catarina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre as medidas executadas pelas equipes, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Caçador. Além da cidade do Meio-Oeste catarinense, outras cinco ordens judiciais foram executadas em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, envolvendo empresas e imóveis ligados aos investigados.

Publicidade

De acordo com o Gaeco, o grupo investigado utilizaria diferentes empresas, incluindo possíveis organizações de fachada, com o objetivo de simular concorrência em processos licitatórios destinados à contratação de serviços para organização e aplicação de concursos públicos.

As investigações tiveram início após suspeitas de irregularidades em certames promovidos no município de Mirim Doce. Com o avanço das apurações, os investigadores identificaram indícios que levaram à ampliação das investigações para outras cidades catarinenses.

Conforme o Gaeco, empresas vinculadas ao mesmo núcleo familiar e profissional atuariam de forma coordenada durante os processos licitatórios. A suspeita é de que o grupo manipulasse a concorrência para favorecer empresas previamente escolhidas.

Segundo os investigadores, uma das estratégias utilizadas seria a apresentação de propostas com valores muito abaixo do mercado, dificultando a participação de concorrentes. Posteriormente, algumas empresas deixariam de apresentar documentos obrigatórios, sendo desclassificadas do processo. Dessa forma, a empresa previamente favorecida acabaria vencedora da licitação.

As apurações também apontam para possíveis contratações sem licitação. Conforme a investigação, esse modelo teria sido utilizado para ampliar os ganhos financeiros do grupo e reduzir a concorrência nos contratos públicos.

O mandado cumprido em Caçador integra a operação estadual e reforça o avanço das investigações na região Meio-Oeste de Santa Catarina. Durante a ação, os agentes apreenderam documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que agora passarão por perícia e análise técnica.

Enquanto isso, os investigadores seguem trabalhando para identificar novos envolvidos e aprofundar as apurações sobre o suposto esquema criminoso.

De acordo com o Gaeco, os investigados poderão responder por crimes como fraude em licitação, impedimento da livre concorrência e organização criminosa. Até o momento, não foram encontrados indícios de participação de agentes públicos nas irregularidades investigadas.

A operação contou ainda com apoio da Polícia Científica de Santa Catarina, do Gaeco do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Batalhão de Choque da Brigada Militar gaúcha.

O caso segue sob sigilo judicial, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o andamento das investigações.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações MPSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ibama resgata 655 animais de zoológico clandestino no Oeste de Santa Catarina

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e...

Liga SC de Handebol define campeões da temporada em fim de semana de decisões em Santa Catarina

O fim de semana será marcado por grandes decisões...

Festa da Fogueira e Festival Caçanjurê transferidos para domingo em Caçador

A Prefeitra de Caçador informa que a 36ª edição...

BRK abre inscrições para oficinas gratuitas em Caçador

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e...

Mega-Sena: aposta única fatura prêmio de R$ 43 milhões

Uma aposta registrada em Divinópolis, no estado de Minas...

MDB terá candidato a governador em 2030, diz Cobalchini

Em atos de pré-campanha nos municípios de Presidente Castelo...