Na manhã desta quarta-feira (19/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) realizou a operação “Intramuros”, contando, pela primeira vez, com a participação do Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas (GEFAC). A ação integra o Procedimento Investigatório Criminal conduzido pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Curitibanos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a operação, estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão, emitidos pela Vara Estadual das Organizações Criminosas.
As ordens judiciais estão sendo executadas simultaneamente em
- Lages,
- São Joaquim,
- Videira,
- Pescaria Brava,
- Rio do Sul,
- São José,
- Palhoça,
- Laguna,
- Balneário Piçarras,
- Santa Cecília,
- Correia Pinto e
- São Cristóvão do Sul.
Veja também
Mais de 200 pés de maconha são encontrados em plantação no Oeste de SC
Gabarito do Enem 2025 é antecipado após polêmica com questões
Até o momento, cinco prisões em flagrante foram registradas: uma por integrar organização criminosa e lavagem de capitais, três por porte de drogas e uma por porte ilegal de arma de fogo.
O principal objetivo da ação é desarticular as atividades de uma organização criminosa que atua em Lages e em diversas outras cidades do estado.
A investigação contou com apoio da Inteligência da Polícia Penal, identificando indícios de crimes cometidos por detentos com uso de celulares dentro de unidades prisionais.
A Diretoria de Segurança e Operações da Polícia Penal também colaborou, reforçando a coleta de provas e aprofundando a apuração de delitos como tráfico de drogas, homicídios e crimes correlatos.
Operação, “Intramuros”
O nome da operação, “Intramuros”, faz referência à atuação dos investigados dentro das unidades prisionais, com apoio de pessoas em liberdade.
Materiais apreendidos serão encaminhados à Polícia Científica para análise e emissão de laudos periciais, contribuindo para novas diligências do GAECO e identificação de outros envolvidos.

