O golpe do aluguel voltou a fazer vítimas na região Meio-Oeste catarinense. Desta vez, criminosos estão atuando na cidade de Videira, prejudicando tanto pessoas que buscam um imóvel para alugar quanto proprietários de imóveis. Por isso, ao alugar um imóvel preste muita atenção para não sair no prejuízo. Espertinhos estão publicando anúncios nas redes sociais fingindo ser proprietários de imóveis que realmente existem para persuadir as vítimas.
O golpe do aluguel ou golpe do falso aluguel acontece quando uma pessoa que não é proprietária do imóvel o aluga para um terceiro que de boa fé acredita estar realizando a locação com o real proprietário. O golpe também pode acontecer com um imóvel fictício, quando o golpista realiza um anúncio se utilizando de fotos de um imóvel qualquer exigindo uma antecipação em dinheiro via PIX para reservar a locação. Esse tipo de golpe acontece principalmente pela internet, por meio de falsos anúncios nas redes sociais.
Uma das vítimas do golpe do aluguel, Franciele Rissardi Rigo, possui uma casa no bairro Quartel, em Videira. O imóvel, que está para venda, foi ofertado por golpistas nas redes sociais para pessoas que buscavam o aluguel. A proprietária comenta que a ação deixou a família surpresa, pois até mesmo um chaveiro trocou a fechadura a mando dos golpistas, sem o conhecimento dos verdadeiros donos do imóvel.
Os proprietários, que moram no interior da cidade, só souberam do ocorrido através de vizinhos que estranharam a presença de pessoas mexendo na fechadura. Além da fechadura trocada, os proprietários encontraram a chave dentro da caixinha do correio. Esse artifício tem sido usado pelos golpistas para aumentar e impressão de que o anúncio é verdadeiro, sendo assim, as vítimas iriam até o imóvel para verificá-lo.
Franciele relata que no mesmo dia em que descobriram que o imóvel estava sendo usado para aplicar o golpe do aluguel, um casal estava indo até a casa para verificá-la, e descobriram que haviam caído em um golpe. Com isso, a polícia foi acionada, pois no total três pessoas já caíram no golpe do aluguel com este mesmo anúncio.
Veja também
Na era das redes sociais nem tudo pode valer um like
Imposto de Renda: veja datas e o que muda para 2024
Polícia Civil orienta como alugar imóvel pela internet sem cair no golpe do aluguel
Se o cidadão quer alugar um local por meio de um anúncio da internet, é preciso se certificar se o site é verdadeiro e se o anúncio realmente foi feito pelo real proprietário do local ou por um representante dele. Uma dica importante é pedir para fazer uma videochamada com o anunciante para verificar se ele realmente possui acesso à residência. Também é válido conferir a seção de avaliações em sites de hospedagem compartilhada.
Certifique-se de que os preços descritos nos anúncios condizem com a localização e o período do aluguel. Anúncios com valores muito abaixo do mercado, podem ser indicativos de alguma prática ilícita, como o golpe do aluguel, alerta a Polícia Civil.
Uma dica é procurar profissionais do ramo, como uma imobiliária. Isso poderá facilitar na hora de fechar o negócio e evitar fraudes. Peça sempre o registro profissional (CRECI) do corretor de imóveis para ter certeza que não se trata de um estelionatário.
É importante também verificar se o endereço realmente existe e se é um imóvel residencial, o que pode ser feito através de sites de buscas e de mapas online. Se possível, agende uma visita prévia antes de alugar.
Tenha atenção na hora de efetuar o pagamento
É preciso que o locador tenha cuidado na hora de efetuar o pagamento pela locação. Com a popularização das transferências eletrônicas, como o PIX, deve-se redobrar a atenção para chaves falsas que simulam o nome de empresas do ramo de imóveis. Muitas vezes tais empresas não aceitam essa modalidade de pagamento, o que também pode ser indício de golpe.
Se for sua primeira vez realizando locação online, peça ajuda a quem possui experiência. Na euforia de realizar um “bom negócio”, podemos tomar decisões precipitadas que um pouco de cautela evitaria. Solicite um tempo para pensar sobre o negócio. Não feche negócio por impulso. Além disso, desconfie se houver insistências em receber algum valor e de maneira muito rápida.
Caiu no golpe do aluguel? Saiba o que fazer
Se você foi vítima do golpe do aluguel, compareça a uma Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência. É importante levar documentos que possam auxiliar na investigação criminal, como capturas de tela, comprovantes de transferência bancária, entre outros.
O boletim também pode ser realizado de forma virtual, através da Delegacia de Polícia Virtual.
Denuncie
Disque denúncia – 181
WhatsApp – (48) 98844-0011
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: