A Guarda Municipal de Caçador realizou um simulado para colocar em prática o treinamento em caso de invasão a escolas. O trabalho aconteceu na escola Irmão Venâncio José e contou com o apoio da Polícia Militar e Bombeiros Voluntários.
Na simulação, um homem armado com um facão invade a escola, mas é rapidamente contido pelos agentes da Guarda Municipal.
“Uma sequência de protocolos, que envolvem as câmeras de videomonitoramento, alarmes, fechamento imediato das salas de aula e a chegada da Guarda, são fundamentais para que nossas crianças e os servidores da Educação estejam seguros dentro das nossas escolas”, completou o diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves.
Segundo Gonçalves, todo treinamento realizado pelos agentes, além da atuação da Patrulha Escolar, e os protocolos internos realizados pela direção, visam evitar qualquer situação de risco para as escolas de Caçador. “Aqui, por exemplo, tivemos que simular uma falha de segurança para que fosse possível adentrar a escola, já que trata-se de um ambiente bastante fechado e seguro”, acrescentou.
Para Gonçalves, o simulado atingiu o seu objetivo. “O que esperamos é que nunca seja preciso agir em uma situação assim, mas, se for necessário, estamos preparados. Parabéns a todos os envolvidos”, finalizou.