Rádios RBV

Menu

Guarda-vidas dos Bombeiros de SC salvam 596 banhistas em sete dias

O CBMSC conta com um efetivo de 1.960 guarda-vidas, distribuídos por 156 praias em 33 municípios

Fonte:
CBMSC | Imprensa

Os Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando intensamente nesta Estação Verão. Somente entre os dias 24 e 30 de dezembro de 2024, foram registrados 596 salvamentos por afogamento em praias e rios do estado, um reflexo do aumento de banhistas locais e turistas em Santa Catarina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os dados de salvamentos estão dentro da normalidade, considerando o aumento de banhistas e o intenso trabalho preventivo realizado pela corporação.

Além disso, o aumento no número de salvamentos está em conformidade com a expectativa do Governo do Estado, que já havia anunciado que cerca de 3,1 milhões de turistas viriam para SC nesta temporada.

Efetivo

Atualmente, o CBMSC conta com um efetivo de quase 2 mil guarda-vidas distribuídos em 33 municípios, cobrindo 156 praias e balneários ao longo de 560 km de litoral.

Diariamente, cerca de 470 bombeiros estão em ação no litoral catarinense, com o reforço de 96 bombeiros vindos do interior do estado. Além disso, ambulâncias auto-socorro de urgência (ASU) estão estrategicamente posicionadas em Florianópolis, na Praia dos Ingleses, e em Balneário Camboriú.

A operação de alta temporada, promovida pelo Governo de Santa Catarina em conjunto com forças de segurança e secretarias estaduais, teve início em 16 de dezembro e segue até 9 de março de 2025.

Ocorrência de destaque

Guarda-vidas do CBMSC resgatam adolescente após afogamento na Praia de Naufragados

Na tarde de segunda-feira (30), por volta das 15h, um adolescente de 13 anos foi resgatado após afogamento na Praia de Naufragados, em Palhoça. O resgate foi realizado pelos Guarda-vidas Civis Voluntários (GVCV) do CBMSC, que iniciaram os procedimentos de reanimação ventilatória ainda dentro da água.

A irmã do menino, de 19 anos, que também estava em situação de risco, conseguiu sair da água por conta própria através do costão da praia, sofrendo escoriações.

Veja também

Veja como o aumento do salário mínimo impacta os benefícios sociais

Preço dos produtos em Videira sobe 0,74% entre novembro e dezembro

Para o atendimento à ocorrência, o CBMSC mobilizou uma embarcação do tipo Jet Ski e uma ambulância da Praia da Pinheira. Com o auxílio de uma embarcação civil que estava no local, os guarda-vidas transportaram o adolescente até a praia.

Ao chegar ao local, o condutor do Jet Ski encontrou o adolescente já na areia, recebendo atendimentos complementares dos guarda-vidas, além de um médico e uma enfermeira que estavam na praia. A irmã apresentava diversas escoriações pelo corpo, causadas pela tentativa de sair da água pelo costão rochoso.

Após avaliação conjunta entre os guarda-vidas e o bombeiro militar do Jet Ski, optou-se por utilizar a mesma embarcação civil para transportar os irmãos até a Praia do Sonho, considerando ser esta a melhor alternativa para um rápido acesso ao atendimento hospitalar. No local, a ambulância do CBMSC aguardava.

Ambos foram encaminhados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sul.

O adolescente apresentava-se consciente e orientado, embora com dificuldades respiratórias e baixa temperatura corporal. A irmã também necessitava de atendimento, para as múltiplas escoriações.

Posteriormente, o helicóptero Águia-07 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi acionado para realizar o transporte aeromédico do adolescente da UPA Sul até o Hospital Infantil de Florianópolis.

Prevenção como prioridade

Além do constante treinamento para as técnicas de salvamento, prevenir afogamentos é um dos principais focos do CBMSC, que desenvolve ações como o Programa Golfinho.

O programa, que orienta crianças sobre segurança no meio aquático, é realizado tanto nas praias durante a temporada quanto em escolas e comunidades do interior ao longo do ano.

Para garantir acessibilidade a todos, cadeiras anfíbias estão disponíveis em várias praias do estado, possibilitando que pessoas com mobilidade reduzida ou limitada também aproveitem o litoral catarinense com segurança.

As localizações dessas cadeiras, assim como informações sobre a segurança das praias, podem ser consultadas no aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS.
Atenção às bandeiras

O aplicativo CBMSC Cidadão também informa a classificação das praias por meio de bandeiras de sinalização:

  • Verde: Baixo risco de afogamento.
  • Amarela: Médio risco de afogamento.
  • Vermelha: Alto risco de afogamento. É aconselhável evitar essas áreas.
  • Preta: Posto desativado.
  • Roxa: Presença de águas-vivas.

O CBMSC reforça a importância de respeitar as sinalizações e evitar comportamentos de risco, como tirar fotos ou se aventurar em costões, onde há grande perigo de quedas.

Investimento e segurança

O Governo de Santa Catarina tem investido significativamente em medidas e ações para garantir a segurança de todos durante a temporada de verão.

O trabalho conjunto entre as forças de segurança, como o CBMSC, e as secretarias estaduais, tem proporcionado uma temporada mais segura para catarinenses e turistas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com aumento de instabilidades

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Incêndio destrói residência em Campos Novos

Próximo das 17h desta terça-feira (7) um incêndio destruiu...

Campeonato Catarinense 2025 começa dia 11

O Campeonato Catarinense 2025 vem com força total. Depois das grandes disputas...

1 em 10 casos de diabetes é causado por bebidas açucaradas

Uma pesquisa publicada na renomada revista Nature revelou que...

MEI terá novo valor de contribuição mensal em 2025

O valor da contribuição previdenciária que os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam...

Mais Lidas da semana

Caçadorense se prepara para percorrer a América do Sul

O caçadorense Daniel Kelvin, 24 anos, já adaptou uma...

Helicóptero com quatro pessoas a bordo cai em SC

Um helicóptero caiu em Penha, no Litoral Norte de...

Homem invade casa e esfaqueia ex-mulher e filho em Caçador

Um homem, de 47 anos, invadiu a casa de...

Mulher finge passar mal e marido é preso na recepção de hospital

Uma mulher fingiu estar passando mal para chamar a...

Tentativa de feminicídio é registrada em Rio das Antas

Nesta quinta-feira (2) a Polícia Militar foi chamada para...

Outros Tópicos Interessantes