Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Homem absolvido pelo assassinato da jovem é achado decapitado

Araceli virou símbolo e sua morte oficializou o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O corpo de um homem encontrado decapitado e carbonizado em um sítio localizado em Meaípe, distrito de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, foi identificado como sendo de Dante de Brito Michelini, de 76 anos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Dante ganhou notoriedade nacional por ter sido um dos acusados — e posteriormente absolvido pela Justiça — no assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, ocorrido em 1973. O episódio é considerado um dos crimes mais emblemáticos envolvendo violência contra crianças no Brasil e marcou profundamente a história do país.

Publicidade

A identificação preliminar do corpo foi confirmada por um dos irmãos da vítima, que esteve no local onde o cadáver foi localizado. Segundo o familiar, uma testemunha estranhou a ausência prolongada do proprietário do sítio e decidiu verificar a área, encontrando sinais de destruição e incêndio. O corpo estava dentro de uma estrutura que havia sido incendiada no terreno.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como homicídio. Até a última atualização desta reportagem, a cabeça da vítima ainda não havia sido localizada. Apesar do reconhecimento feito pela família, os investigadores ressaltaram que a confirmação oficial da identidade só será possível após a conclusão do exame de DNA.

Quem era Dante de Brito Michelini

Dante de Brito Michelini integrava uma das famílias mais tradicionais do Espírito Santo. Seu avô, que também se chamava Dante de Brito Michelini, dá nome a uma das principais avenidas de Vitória, capital capixaba.

Ao longo das décadas, os familiares evitaram comentar publicamente o envolvimento do nome Michelini no caso Araceli. Em um registro de 1993, o pai de Dante, Dante de Barros Michelini, negou qualquer ligação com o crime e afirmou que a família só foi associada ao episódio após uma publicação na imprensa local.

— “Nem eu, nem meu filho conhecíamos a Araceli, nem a mãe, nem o pai. Fomos ligados ao caso após uma notícia de um jornal local” — disse, à época.

Caso Araceli

Dante de Brito Michelini figurou entre os três principais acusados pelo assassinato de Araceli Cabrera Crespo, que tinha apenas 8 anos. A menina foi raptada, drogada, estuprada, morta e teve o corpo carbonizado em 1973. Dias após o desaparecimento, o cadáver foi encontrado desfigurado e em avançado estado de decomposição, próximo a uma área de mata, em Vitória.

Em 1980, Dante chegou a ser condenado pela Justiça. No entanto, a sentença foi posteriormente anulada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Após uma nova análise do processo, que se estendeu por cerca de cinco anos, todos os réus foram absolvidos por falta de provas. O crime acabou sendo arquivado e, até hoje, ninguém foi responsabilizado judicialmente.

Crime que virou símbolo

Em memória de Araceli, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Lei Federal nº 9.970/2000. Desde então, a data é marcada anualmente por campanhas, mobilizações e debates em todo o país, reforçando a luta contra a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Santa Catarina segue com risco de temporais e calor intenso

O calor se intensifica em Santa Catarina na sexta-feira...

Reunião de Trabalho da AMARP define planejamento cultural de 2026

A Reunião de Trabalho da AMARP 2026, realizada no...

Biblioteca Vidal Ramos retoma projeto de biblioterapia

A Biblioteca Pública Vidal Ramos em Caçador retomou em...

Embrapa oferece cursos gratuitos para profissionalizar a criação de galinhas caipiras

A Embrapa lançou uma série de cursos gratuitos voltados...

Santa Catarina tem o janeiro mais seguro em 19 anos

Santa Catarina começou o ano com queda expressiva nos...

Mais Lidas da semana

Polícia Civil prende investigado por tráfico e lavagem em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil de...

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Cobalchini anuncia equipamento de ressonância magnética para Caçador

Em entrevista à Rádio Caçanjurê, na manhã desta sexta-feira...

Outros Tópicos Interessantes