Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Homem é condenado a 5 anos por maus-tratos a cães em SC

Os crimes ocorreram em outubro de 2023, quando vizinhos denunciaram que o réu tentava matar uma cadela com pauladas

Um homem de Joinville recebeu cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto por submeter três cães a crueldade extrema e negligência. A 21ª Promotoria de Justiça denunciou o réu por crimes de maus-tratos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A pena inclui 27 dias-multa, no valor de R$ 1.188, e proibição de manter guarda de animais durante o cumprimento da pena. Ele também deve pagar R$ 3 mil por danos causados.

Publicidade

Inicialmente, a sentença absolveu o acusado por um dos episódios, alegando ausência de dolo. Porém, o Tribunal de Justiça de SC (TJSC) reformou parcialmente a decisão após recurso do Ministério Público de SC (MPSC).

O TJSC reconheceu dois episódios distintos de crueldade contra os cães, ampliando a pena. A Promotoria argumentou que “a ausência de recursos financeiros não afasta o dolo da conduta, pois o réu tinha plena consciência das condições em que mantinha os animais”.

A Promotora Simone Cristina Schultz afirmou que “a crueldade dos atos e o sofrimento experimentado pelos cães, seres sencientes, exigem uma resposta penal firme”.

Os crimes ocorreram em outubro de 2023, na casa do denunciado, no bairro Profipo. Vizinhos denunciaram tentativa de matar uma cadela com pauladas.

A Polícia Militar chegou a tempo de impedir e resgatar a fêmea, golpeada com pedaço de madeira na cabeça. Ela foi levada ao Centro de Bem‑Estar Animal.

Posteriormente, com mandado de busca e apreensão judicial, a Polícia Civil localizou mais dois cães no local, em condições deploráveis: cercados por fezes e restos de comida.

Batizados de Julieta e Romeu, eles receberam cuidados veterinários, vacinação, castração e foram encaminhados à adoção responsável.

Para a Promotora, “a condenação representa uma firme resposta do Judiciário à prática de atos cruéis contra os animais e, inclusive, contra todos os grupos de vulneráveis”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente regional em Joinville

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Etapa municipal dos JASTI está com inscrições abertas em Videira

A Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV) avisa...

Mulher é assassinada a tiros e suspeito morre em acidente na BR-153

Uma mulher foi morta a tiros no final da...

Homem é condenado por tentar matar a ex-mulher e o enteado

Homem é condenado por tentar matar a ex-mulher e...

Mãe e avó “vendiam” meninas de 10, 12 e 14 anos para piloto preso

O caso envolvendo o piloto preso dentro do Aeroporto...

Cidade de SC decreta emergência econômica por crise da cebola

Ituporanga, conhecida nacionalmente como a “Terra da Cebola”, no...

Mais Lidas da semana

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Forte temporal com granizo assusta moradores de Videira e Iomerê

O município de Videira e Iomerê enfrentaram um...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Outros Tópicos Interessantes