Homem é condenado por faltar a grupo de reabilitação para agressores

Em Fraiburgo, um homem foi condenado a três meses de detenção

Descumprir medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha é crime, sujeito a prisão e multa. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está atento a isso e moveu uma ação penal contra um homem, morador de Fraiburgo que não compareceu às reuniões do Grupo Reflexivo para Autores de Violência Doméstica. A Justiça acolheu a denúncia e condenou o réu a três meses de detenção e ao pagamento das custas processuais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo consta nos autos, o homem teria feito ameaças de morte à ex-companheira, razão pela qual foi proibido de se aproximar ou manter contato com ela.

Publicidade

Além disso, ele deveria frequentar os grupos para refletir sobre seus atos e buscar uma mudança de comportamento.

Porém, o homem descumpriu a determinação judicial e não compareceu a nenhuma das oito reuniões, por isso foi condenado. 

Veja também

Justiça condena suspeito de roubo e agressão a estudante em Joaçaba

Incêndio em cabos de energia é controlado pelo Corpo de Bombeiros

A Promotora de Justiça Andréia Tonin, da 3ª Promotoria da Comarca de Fraiburgo, destaca a importância da decisão.

“O combate à violência contra a mulher exige firmeza e efetividade. Medidas protetivas não são apenas recomendações, mas determinações judiciais que precisam ser cumpridas. O descumprimento demonstra resistência à mudança e reforça a necessidade de punição para evitar a reincidência”, diz ela. 

Sobre os grupos reflexivos

Os Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica em Fraiburgo têm como objetivo promover a conscientização e reabilitação dos agressores, buscando evitar a reincidência desses atos.

Os participantes são incentivados a refletir sobre a violência de gênero, as questões culturais enraizadas na sociedade e a maneira correta de agir diante de situações conflituosas.

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o MPSC, o Poder Judiciário e a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, que disponibiliza infraestrutura e profissionais dos cursos de Direito e Psicologia para conduzir as atividades, reforçando a importância da colaboração entre instituições no enfrentamento à violência contra a mulher.

Saiba mais

O descumprimento da medida protetiva ocorreu antes da alteração no artigo 24-A da Lei Maria da Penha, que aumentou o tempo de condenação para quem descumpre medida protetiva de urgência.

Como a lei não retroage em desfavor do réu, o homem foi sentenciado a três meses de detenção. Porém, quem comete esse crime hoje em dia está sujeito a cumprir de dois a cinco anos de reclusão. 

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente regional em Lages

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mãe e filha são assassinadas no Oeste de SC

Mãe e filha foram assassinadas na manhã deste domingo...

Granizo cobre estrada no interior de SP

Motoristas que trafegavam por uma estrada entre Piedade e...

Obras de esgoto avançam em Caçador com mudanças no trânsito

A semana começa com mudanças importantes para os motoristas...

Ação social da Assembleia de Deus atrai milhares em Caçador

O fim de semana foi marcado por um grande...

Carro capota na SC-135 entre Rio das Antas e Videira

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste...

Oscar Schmidt é cremado com camisa da Seleção Brasileira

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt foi cremado na...

Polícia investiga lâminas encontradas em salames em SC

Após denúncia da ONG Focinho Carente sobre a presença...

Socorrista encontra próprio filho entre vítimas de acidente

Um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...