Homem morre após ataque de abelhas no interior de Campos Novos na manhã de sexta-feira (9), em uma propriedade rural localizada na comunidade de Linha Pocinhos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A vítima foi identificada como José Claudio Martins, popularmente conhecido como “Piti”. Ele trabalhava no local juntamente com o cunhado, Adelir Ferreira do Amaral, que conseguiu sobreviver ao ataque e relatou os momentos de pânico vividos durante a ocorrência.
De acordo com Amaral, ambos realizavam serviços de limpeza, com o corte de moitas em uma invernada utilizada para criação de gado. Por volta das 7h30, fizeram uma pausa para o café e, pouco depois de retomarem o trabalho, foram surpreendidos pelo enxame, que teria saído do chão de forma repentina.
Veja também
Em apenas 10 dias, SC registra quatro feminicídios brutais em 2026
Suspeito de tráfico é preso após tentativa de fuga e acidente
“Foi coisa de menos de cinco minutos depois que voltamos ao trabalho. Quando fui cortar uma moita, as abelhas saíram do chão e vieram em cima de nós”, relatou.
Ao perceber a gravidade da situação, Adelir tentou alertar o cunhado e correu para escapar. Durante a fuga, ele acabou descendo cerca de 100 metros, rolando por uma ribanceira. Ao conseguir se levantar, ainda avistou José Claudio tentando fugir, pulando uma cerca próxima. Nesse momento, um cavalo, que havia se assustado e corrido, aproximou-se, trazendo novamente o enxame junto.
Amaral conseguiu montar no animal e seguir descendo, mas mesmo assim foi atingido por diversas picadas em várias partes do corpo. Mais abaixo, ele voltou a ver o cunhado, que já estava sem camisa, tentando desesperadamente se livrar das abelhas.
“Eu vi ele todo coberto de abelhas, tudo amarelo. Eu não podia chegar perto para ajudar, eram muitas. Ele gritou que não estava mais aguentando”, contou.
Mesmo ferido, José Claudio conseguiu se deslocar até um ponto próximo a uma área com água, a cerca de 250 metros do local inicial do ataque, o que fez com que o enxame se dispersasse momentaneamente. Com a ajuda de um funcionário de uma propriedade vizinha, tentaram colocá-lo sobre o cavalo, mas as abelhas retornaram e voltaram a atacá-lo. Na tentativa de protegê-lo, retiraram o pelego do animal e o colocaram sobre o corpo da vítima.
Adelir então buscou ajuda em uma casa próxima e, posteriormente, conseguiram colocar José Claudio em um veículo para levá-lo ao Hospital Nossa Senhora das Dores, em Capinzal. Durante o trajeto, ele ainda demonstrou preocupação com a esposa e a filha, que estavam em casa, temendo que o enxame pudesse atingi-las, e acionou vizinhos para prestar auxílio.
Ao chegar nas proximidades da Vila Sete de Julho, em Capinzal, o estado de saúde de José Claudio se agravou rapidamente. Ele recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o relato de Adelir, somente na região das costas a vítima apresentava mais de 200 picadas. O cunhado também informou que José Claudio possuía problemas cardíacos, fator que pode ter contribuído para o desfecho fatal.
José Claudio Martins era solteiro e morava no Loteamento Recanto dos Pássaros, em Capinzal. O sepultamento ocorreu no sábado (10), no cemitério da comunidade de Linha Pocinhos, no interior de Campos Novos.

