Um incêndio atingiu uma estufa de fumo em Papanduva, cidade localizada no Planalto Norte de Santa Catarina, na noite de quinta-feira (26). O fogo causou um prejuízo de R$ 55 mil para a empresa, destruindo cerca de 1.200 quilos de tabaco, além de parte da estrutura e equipamentos. O incidente ocorreu na região de São Tomaz, próximo a Pedreira, por volta das 21h30min.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os bombeiros militares foram acionados e chegaram rapidamente ao local, onde encontraram a edificação de secagem de tabaco, com cerca de 50 metros quadrados, ainda em fase de desenvolvimento do incêndio.
A equipe foi informada por um trabalhador de 19 anos que havia notado fumaça saindo pelos suspiros superiores da estufa, além de brasas na parte inferior da porta. Ele então acionou o proprietário.
Ao chegar no local, o proprietário tentou controlar o fogo utilizando a água encanada, liberando jatos de água aos poucos. No entanto, sua tentativa foi sem sucesso.
Os bombeiros iniciaram o combate ao fogo com jatos de água neblinada para resfriar o ambiente, até conseguirem segurança para atacar diretamente o incêndio.
Veja também
Inscrições para o Sisu 2025 começarão em 17 de janeiro
Taxa de desemprego no Brasil cai para 6,1% em novembro
Aproximadamente 2,5 mil litros de água foram usados durante os trabalhos, e a ventilação forçada foi necessária para retirar a fumaça e gases tóxicos do local.
De acordo com o relatório dos bombeiros, a estufa de secagem de tabaco era construída com folhas de zinco, que ficaram chamuscadas pelo fogo.
Próximo ao forno, houve dilatação do material devido à alta temperatura. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.
Embora os danos materiais tenham sido significativos, o proprietário informou que a estufa possui seguro, o que ajudará a cobrir as perdas.
Nossas Redes Sociais