Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Incêndios residenciais preocupam e acendem alerta em Videira

Corpo de Bombeiros aponta falhas elétricas, ações humanas e casas de madeira como principais fatores dos incêndios registrados nas últimas semanas

Os incêndios em Videira têm se tornado cada vez mais recorrentes e preocupantes. Nas últimas semanas, além de um incêndio registrado em veículo, diversos casos em residências resultaram em perdas totais, principalmente em casas de madeira. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Videira, a maioria das ocorrências tem origem em problemas na rede elétrica, agravados pela falta de manutenção e pela sobrecarga de tomadas, com vários aparelhos ligados simultaneamente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o sargento Jonas, em entrevista ao jornalista Fabiano Trindade, os incêndios costumam apresentar características diferentes conforme a época do ano. No inverno, há relação direta com o uso de fogões, aquecedores e fogões a lenha. Já neste período de janeiro, as ocorrências são consideradas aleatórias, sem um padrão específico, mas com um dado em comum: a maioria acontece em edificações residenciais unifamiliares de madeira, geralmente mais antigas, que oferecem alto potencial de propagação do fogo.

Publicidade

O sargento explica que, recentemente, três causas principais foram identificadas. A primeira envolve ação humana direta, como o caso em que um incêndio foi provocado intencionalmente com fogo em um colchão. A segunda está ligada à ação humana indireta, como deixar o fogão a gás ligado durante a noite, com panela no fogo. No entanto, a principal causa, segundo as estatísticas do Corpo de Bombeiros, continua sendo a instalação elétrica, muitas vezes antiga, mal dimensionada e sem manutenção periódica.

Projetos elétricos antigos, emendas improvisadas e o aumento no consumo de energia — com ar-condicionado, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos — provocam superaquecimento dos condutores, favorecendo a ocorrência de arcos elétricos, que dão início ao incêndio. Em casas de madeira, a situação é ainda mais grave, já que não há compartimentação dos cômodos, o que faz com que o fogo se espalhe de forma rápida e violenta, dificultando o combate e, em muitos casos, restando apenas o rescaldo quando as equipes chegam ao local.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância da prevenção e do acionamento imediato do 193 ao menor sinal de fumaça, faísca ou princípio de incêndio. Entre as orientações estão a manutenção regular do sistema elétrico, recomendada a cada 5 ou 10 anos, a limpeza de chaminés, cuidados com o fogão a lenha e atenção redobrada para não deixar equipamentos ou fogões ligados sem supervisão. Medidas simples que podem evitar tragédias e preservar vidas e patrimônios.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior e Fabiano Trindade | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corpo de Bombeiros Militar abre processo seletivo para o Meio Oeste

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Prefeitura passa a utilizar sistema nacional para emissão da Nota Fiscal Eletrônica

A Prefeitura de Caçador informa que foi assinado e...

Queda de Maduro redesenha a geopolítica da América Latina

A primeira semana de janeiro de 2026 já entrou...

PM prende homem por estupro de vulnerável em Lebon Régis

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta sexta-feira (9)...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Outros Tópicos Interessantes