Rádios RBV

Menu

Indicadores criminais mostram queda em 2023 na Segurança Pública de SC

Um outro aspecto importante: 146 municípios de Santa Catarina, entre janeiro a 18 de dezembro, não tiveram ocorrência de homicídio neste ano

Fonte:
ASCOM | SSP

O cenário em Santa Catarina em 2023 é de redução nos indicadores da criminalidade. No Estado, entre janeiro a 18 de dezembro, houve diminuição em delitos como homicídios (-4%) e latrocínios (-50%), na comparação com o mesmo período do ano passado. Também houve decréscimo em feminicídios (-1,8%), roubos em geral (-14,6%) e furtos (-2,2%) — dados computados até o dia 16 de dezembro em relação a esses delitos. O roubo e o furto à instituição financeira também reduziram este ano (-26,7%), em dado até o dia 14 de dezembro.

Um outro aspecto importante: 146 municípios de Santa Catarina, entre janeiro a 18 de dezembro, não tiveram ocorrência de homicídio em 2023. Essa fatia representa 49,5% dos municípios do Estado, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC). Na Capital do Estado, a queda dos homicídios em 2023 foi de 41,5%, entre janeiro a 18 de dezembro.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, os indicadores criminais reforçam a condição do Estado de Santa Catarina ser apontado como o mais seguro do País. “O governo de Santa Catarina tem fortalecido e destacado a excelência da qualidade das forças de Segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica —, além do comprometimento de todos os servidores da área”, diz o secretário.

- Publicidade -

Recriada em abril deste ano na reforma administrativa pelo governador Jorginho Mello, a Secretaria de Estado da Segurança Pública tem como principais missões a de coordenar e consolidar o diálogo entre as forças de segurança do Estado, buscando a integração das corporações que integram a pasta: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica de SC.

“O nosso principal desafio é avançarmos com as novas tecnologias de combate ao crime, fazendo com que as nossas forças de Segurança se tornem ainda mais capacitadas e Santa Catarina se torne referência mundial”, ressalta o secretário de Estado de Segurança Pública de SC.

O ano de 2023 significou uma reconstrução de gestão para a SSP. Os trabalhos focaram nas diretrizes básicas da missão da nova SSP, com o foco na união das forças de Segurança, o planejamento alinhado com o eixo de avanços em ferramentas tecnológicas para a área, e articulação com o governo federal por meio da execução de projetos que impulsionem a liberação de recursos federais.

A SSP articulou com as forças de Segurança a criação de uma força-tarefa para a elaboração de projetos a fim de garantir a liberação e execução dos projetos relacionados aos recursos federais. Foram elencados eixos de investimento em ações como enfrentamento das mortes violentas e combate à violência contra a mulher — nesse sentido a SSP lançou o protocolo de atendimento integrado às mulheres vítimas de violência.

Escola Mais Segura

Entre os desafios da segurança pública está a violência escolar, especialmente diante do ataque ocorrido em uma creche em Blumenau, em abril de 2023. A SSP desenvolve e coordena o Programa Escola Mais Segura com a participação de todas as forças da Segurança e a Secretaria de Estado da Educação, que está tendo papel pedagógico importante.

Foto: Arquivo/Divulgação SSP

O programa tem por finalidade integrar os órgãos de segurança pública, os Poderes constituídos, a sociedade civil e a comunidade escolar, com a utilização dos integrantes do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública ( CTISP) para auxiliar na proteção do ambiente escolar, de acordo com o disposto na Lei Complementar n⁰ 826 de 20 de abril de 2023.

A ampliação está sendo gradativa e cujos trabalhos já geram frutos positivos com a redução da violência no ambiente escolar e a constatação do aumento da sensação de segurança nas escolas estaduais de SC.

Atualmente, somados os números de escolas atendidas por vigilantes contratados e CTISP, temos 947 escolas atendidas, o que representa 89,9% de escolas estaduais — incluindo os trabalhos da Polícia Militar na Rede de Segurança Escolar mais de duas mil escolas são atendidas em SC.

Consegs

Fortalecer a polícia comunitária junto aos municípios, por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), teve incentivo este ano pela SSP e o governo de SC.

Foto: Arquivo/Divulgação SSP

Foram empossadas, por exemplo, diretorias de Consegs de Florianópolis (Jurerê, Ingleses, Canasvieiras, Barra da Lagoa e Balneário do Estreito); duas de Palhoça (Ponte do Imaruim e Entorno Costeiro) e diretorias de Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara para a gestão 2023/2025. Também em Joinville, Araquari, Criciúma e Blumenau.

Operações nacionais

A SSP-SC também atuou junto à coordenação de operações no âmbito nacional desenvolvidas em SC. Destaque para duas este ano: a Shamar, de prevenção e combate da violência contra a mulher, e a Virtude, em proteção aos idosos.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Parque Linear é apresentado no 3º Congresso Brasileiro de Trilhas em São Paulo

O Parque Linear de Caçador foi apresentado no sábado,...

Mais de 1,3 mil novos policiais reforçarão o efetivo de SC em 2025

A Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) vai reforçar...

Caçadorense é campeão do Brasileiro de Kart na categoria Júnior

O piloto de Caçador-SC, Marcelo Tortato, mostrou grande evolução...

ACIAV é finalista do prêmio Facisc InovA+ 2024

A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) está entre as...

Polícias de SC e PR desmantelam tráfico e apreendem 150 kg de maconha

Uma grande operação integrada entre a Polícia Militar de...

Mais Lidas da semana

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Show de Prêmios da Visão entrega prêmios aos ganhadores

O Show de Prêmios da Visão, evento beneficente promovido...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Carro pega fogo após colisão com trator em Videira

Na noite de quinta-feira (14), por volta das 19h55min,...

Outros Tópicos Interessantes