A Polícia Civil de Santa Catarina investiga um caso de importunação sexual envolvendo um professor de uma escola básica estadual, localizada em São João do Itaperiú, cidade do Norte do Estado que faz divisa com Barra Velha.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo apuração, o educador foi denunciado por sete estudantes com idades entre 13 e 15 anos, todos matriculados na instituição pública.
Os relatos de comportamento inapropriado dentro do ambiente escolar chegaram até a polícia no último 14 de agosto, data em que as autoridades iniciaram formalmente o inquérito.
A delegada responsável pelo caso, Milena Rosa, confirmou que as denúncias foram recebidas e que a investigação começou no mesmo dia. No entanto, “ela não detalhou de que forma ocorreu a importunação contra os alunos adolescentes”.
Veja também
De acordo com a legislação brasileira, vítimas de crimes contra a dignidade sexual com menos de 18 anos não prestam depoimento na delegacia. Por isso, foi solicitado o depoimento especial em juízo, acompanhado por profissionais especializados, como assistentes sociais.
Os pais das vítimas já foram ouvidos, e a polícia também irá colher, nos próximos dias, o depoimento de profissionais da escola. Após ouvir os educadores, a previsão é de que o inquérito seja concluído o mais breve possível.
Como o caso envolve uma unidade de ensino da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (SED) emitiu nota oficial afirmando que “repudia qualquer tipo de violência dentro ou fora das escolas estaduais de Santa Catarina”.
A SED, por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville, informou ainda que acompanha o caso de perto e que está empenhada em apurar os fatos com agilidade, garantindo que as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, caso as denúncias sejam confirmadas.
Além disso, a equipe multiprofissional do NEPRE (Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola) está prestando atendimento psicológico às vítimas e familiares que registraram as denúncias.