Um morador de Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina, levou um susto ao encontrar uma jararaca — uma das serpentes mais venenosas do Brasil — dentro da garagem de sua casa no bairro São Pedro. O caso ocorreu no fim da tarde de segunda-feira (3).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Por volta das 18h, bombeiros militares foram acionados até a Rua André Lubi após a denúncia da presença do animal peçonhento. No local, os agentes confirmaram que se tratava da espécie Bothrops jararaca.
A cobra estava dentro da garagem do imóvel e precisou ser capturada com o auxílio de um gancho. Após o resgate, a jararaca foi solta em uma área de mata próxima. O morador também recebeu orientações de segurança e prevenção. Ninguém ficou ferido durante a ocorrência.
Veja também
Animal invade pista e causa acidente no Oeste de SC
Estradas, cidades e lavouras ficam cobertas de gelo após granizo no norte do RS
Características da jararaca
A jararaca costuma se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. Segundo a Fiocruz, a espécie pode medir cerca de 1,20 metro.
Conforme o Ministério da Saúde, o grupo ao qual pertencem as jararacas é o maior responsável por acidentes com serpentes no Brasil. Em 2022, 69,3% das picadas registradas no país eram dessa espécie, bastante comum na região Norte de Santa Catarina.
Apesar do risco, a espécie tem importante papel ambiental e até medicinal: além de auxiliar no controle de pragas, sua peçonha possui compostos utilizados na fabricação de medicamentos para tratamento de doenças cardíacas e circulatórias, segundo o Governo Federal.

