Ícone do site PortalRBV

Juíza visita escola em Campos Novos para falar de violência doméstica

Juíza visita escola em Campos Novos para falar de violência doméstica

Foto: NCI/TJSC

A comarca de Campos Novos integrou uma ação educativa em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A atividade ocorreu na Escola Municipal Novos Campos, na última quinta-feira, 21 de agosto, e teve como público-alvo alunos entre 13 e 15 anos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O encontro contou com a participação da juíza Caroline Freitas Granja, titular da 2ª Vara Cível da comarca, que abordou os diferentes tipos de violência (física, psicológica, patrimonial, moral e sexual) e destacou a importância de reconhecer os sinais para que as agressões sejam cessadas.

O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os adolescentes sobre a prevenção da violência. “É fundamental que os jovens compreendam desde cedo que o respeito às mulheres é inegociável. O diálogo é uma ferramenta poderosa na construção de uma cultura de paz e igualdade”, destacou a juíza Caroline Freitas Granja.

A assessora da Vara Criminal, Ana Carolina Campos Goulart, apresentou os canais disponíveis para denúncias e explicou sobre as medidas protetivas que podem ser solicitadas pelas vítimas de violência doméstica.

Já a assistente social Edna Regina Bragagnolo Furtado destacou a importância de promover uma mudança cultural em relação às desigualdades entre homens e mulheres ao reforçar que todos têm os mesmos direitos. Ela também ressaltou o papel da educação na formação de adolescentes conscientes, capazes de disseminar o respeito às mulheres em todos os espaços da sociedade.

Durante a ação, os alunos receberam a cartilha “Dê um basta na Violência”, produzida pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), com orientações práticas sobre como identificar e denunciar situações de violência doméstica. Já a cartilha “Crush Perfeito”, que faz um alerta sobre relacionamentos abusivos, será entregue posteriormente e trabalhada em sala de aula com acompanhamento pedagógico.

A ação integra as atividades do Agosto Lilás, campanha nacional que visa dar visibilidade à Lei Maria da Penha e incentivar a denúncia de casos de violência doméstica. O Judiciário esteve na unidade escolar a convite da coordenadora pedagógica Letícia Furtado Titon.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile