Macaco e papagaio são resgatados de cativeiro ilegal em Videira

Apreensão foi realizada em uma residência na Linha São José, zona rural de Videira

Na última quarta-feira (23), a Polícia Militar Ambiental realizou uma apreensão significativa de fauna silvestre em Videira, mais precisamente na Linha São José, interior do município. Durante patrulhamento de rotina, os policiais identificaram e resgataram dois animais mantidos ilegalmente em cativeiro: um macaco-prego-preto (Sapajus nigritus) e um papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Ambas as espécies são nativas da fauna brasileira e encontram-se protegidas por legislações ambientais federais e estaduais, sendo vedada sua captura, transporte e manutenção sem a devida autorização dos órgãos competentes.​

Publicidade

O responsável pela residência onde os animais foram encontrados não apresentou a documentação exigida para a posse legal de fauna silvestre.

Diante disso, ele deverá responder criminal e administrativamente pelo crime ambiental, conforme estabelece a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).​

Após a apreensão, o macaco e o papagaio foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Florianópolis, onde passarão por avaliação veterinária e receberão os cuidados necessários para possível reabilitação e reintegração ao seu habitat natural.

A Polícia Militar Ambiental reforça a importância da preservação da fauna silvestre e orienta a população a denunciar casos de maus-tratos ou manutenção ilegal de animais silvestres, através do telefone 181, número da Polícia Militar Ambiental.​

Essa ação destaca o compromisso das autoridades em combater crimes ambientais e proteger a biodiversidade local.

A colaboração da comunidade é essencial para o sucesso dessas operações e para a construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações PM Ambiental

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Calor e temporais marcam a segunda-feira em Santa Catarina

A segunda-feira (23) será marcada pela volta do calor...

Sebrae/SC oferece atendimentos durante a ExpoCaçador 2026

O Sebrae/SC está presente na ExpoCaçador 2026, um dos...

Copa Caçador Sub-16 encerra com sucesso sua 1ª edição

A Copa Caçador Sub-16 encerra com sucesso sua 1ª...

Mais de 30 mil pessoas no segundo dia da ExpoCaçador 2026

O segundo dia da ExpoCaçador 2026 foi marcado por...

Homem leva três tiros e sobrevive em Videira

Um homem levou três tiros na noite de sábado...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Vereador cobra providências após ataques de cães de rua em Caçador

O vereador Fabiano Dobner voltou a cobrar do Executivo...

Outros Tópicos Interessantes