Mais de 50 cidades catarinenses registraram ocorrências relacionadas à passagem do ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil entre a sexta-feira (7) e o sábado (8). Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foram atendidos 308 chamados em decorrência dos ventos fortes e das chuvas intensas que provocaram destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos em várias regiões do estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na região Oeste, onde foram confirmados três tornados, os bombeiros registraram 211 ocorrências.
Os municípios mais afetados incluem Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz e Xaxim, que enfrentaram grandes estragos em residências, rodovias e áreas urbanas.
As equipes de emergência concentraram os trabalhos na entrega de lonas, limpeza de ruas e remoção de árvores caídas, visando restabelecer a segurança e o acesso nas localidades atingidas.
Veja também
Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira
Defesa Civil confirma três tornados em SC durante passagem de ciclone extratropical
O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, devem visitar a região neste domingo (9) para avaliar os prejuízos e acompanhar as ações de recuperação. Entre as principais ocorrências, destacam-se:
- em Xanxerê, 1 resgate em elevador, 6 cortes de árvores e 163 entregas de lona (6.000 m²);
- em Abelardo Luz, 3 cortes de árvores e 14 entregas de lona (400 m²);
- em Faxinal dos Guedes, desobstrução de 2 km da BR-282 e 3 veículos atingidos;
- em Dionísio Cerqueira, cortes de árvores, entrega de lonas (1.500 m²) e desobstrução de vias.
No Sul do estado, o Corpo de Bombeiros atuou em Criciúma, Sombrio, Turvo, Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Forquilhinha, com destaque para o resgate de uma pessoa com deficiência física que ficou ilhada dentro de um veículo.

Também houve destelhamentos e quedas de árvores nas cidades de Tubarão, Laguna, Capivari de Baixo, Imbituba, Braço do Norte, Jaguaruna e Pescaria Brava, onde três pessoas precisaram ser evacuadas por deslizamento de terra.
Na Grande Florianópolis, foram registradas cinco ocorrências em São José e na capital, relacionadas a quedas de árvores sobre casas e vias públicas. As guarnições trabalharam na remoção dos galhos e liberação das áreas, restabelecendo a segurança local.
O Corpo de Bombeiros Militar reforçou o alerta à população:
“Apesar da redução da força dos ventos, se orienta que a população permaneça atenta aos riscos e siga as recomendações das equipes de emergência e da Defesa Civil. As equipes de Força-Tarefa seguem em sobreaviso para atendimento imediato, caso necessário”.
Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 193.
Números gerais do ciclone em Santa Catarina:
- 53 cidades com ocorrências registradas
- 308 atendimentos realizados
- 125 bombeiros militares e 94 comunitários mobilizados
- 75 viaturas empregadas nas operações






