O mau tempo que atinge Santa Catarina causou uma interrupção significativa no fornecimento de energia elétrica. Até as 16h30 desta quinta-feira (24), aproximadamente 216.283 residências estavam sem luz, segundo a Celesc.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com o monitoramento em tempo real da Celesc, as regiões mais afetadas incluem Lages, Rio do Sul e Itajaí.
As cidades da região meio-oeste também foram afetadas, como Videira que registra 1.426 unidades sem fornecimento de energia, enquanto Caçador tem 2.134.
As demais cidades da região, por outro lado, não apresentavam ocorrências.
Veja também
Ciclone extratropical traz ventos de 100 km/h e chuvas para o Sul
Fruticultura começa a sentir impactos das mudanças climáticas
Os consumidores da Celesc podem informar a falta de energia por meio de SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem gratuita para o número 48196, com a frase “Sem Luz”, seguida do número da unidade consumidora.
Esse número pode ser encontrado no canto superior direito da fatura de energia elétrica.
“Alerta vermelho”
Além da falta de energia, Santa Catarina entrou em “alerta vermelho” devido à formação de um ciclone extratropical no alto mar. A Defesa Civil alerta que esse fenômeno, combinado com o calor e a umidade, aumenta o risco de vendavais, queda de galhos, destelhamentos e granizo.
As regiões mais afetadas incluem o Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Áreas como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte também devem enfrentar chuvas, mas com menor intensidade.
No Oeste, temporais já começaram a atingir a região na manhã de quinta-feira, avançando para outras áreas ao longo da tarde.
A Defesa Civil recomenda que a população procure abrigo seguro, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. Além disso, alerta para os riscos de atravessar áreas alagadas. Embora o ciclone não atinja diretamente o solo catarinense, seus efeitos devem ser sentidos em todo o estado.
Portal RBV nas redes sociais