Dois irmãos que viviam em condições insalubres sob uma lona, em uma área de mata em Caçador, na Linha Faxinal São Pedro, foram acolhidos por meio de uma ação conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Habitação e Secretaria de Esportes do município. Um dos homens é deficiente visual, o que agravava ainda mais a situação de vulnerabilidade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto, o caso chegou à equipe por meio da Secretaria de Habitação, que já havia tentado anteriormente convencer os irmãos a aceitarem ajuda. Como houve resistência, eles se mudaram para uma área mais isolada, onde foram localizados em condições extremamente precárias.
A operação contou com o apoio logístico da Secretaria de Esportes para transporte dos poucos pertences dos irmãos. Eles foram encaminhados para um imóvel alugado por meio do programa de aluguel social, com acompanhamento da assistência social.
“A situação era crítica. Um deles, completamente cego, ficava sozinho durante grande parte do dia, enquanto o outro saía para catar materiais recicláveis. Muitas vezes, ficava sem alimentação”, relatou Bisotto.
O coordenador reforçou que a população pode acionar a Defesa Civil ou a Secretaria de Habitação sempre que identificar situações semelhantes. “Nosso compromisso é com a dignidade humana”, afirmou.
Além da ocorrência, Bisotto também lembrou que está em andamento a atualização do plano de contingência municipal. Todas as entidades participantes devem indicar representantes titulares e suplentes. O decreto com as novas nomeações será encaminhado ainda neste mês.
Nossas Redes Sociais