O alistamento militar feminino no Brasil, regulamentado pelo Decreto 12.154 de agosto de 2024, terá início em 2025. A medida já possui detalhes disponíveis no site oficial alistamento.eb.mil.br.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo Dionisio Robaskewicz Neto, representante da Junta Militar, em entrevista a equipe da RBV, o processo será gradual e implementado em etapas nas Forças Armadas.
Nem todas as cidades terão o alistamento feminino na primeira fase. Mulheres que completam 18 anos em 2025 devem verificar os estados e municípios participantes antes de iniciar o cadastramento.
Para esclarecer dúvidas, as Juntas de Serviço Militar disponibilizam atendimento presencial e remoto, com suporte por telefone, e-mail e WhatsApp.
Menina fica presa em porta giratória de banco no Meio Oeste
SC lança carteira de identificação do autista em formato digital
Robaskewicz destacou a importância de buscar informações antes de realizar o cadastro online, evitando erros.
Reservistas e dispensados
Dionisio explicou ainda a diferença entre reservista e dispensado:
Reservistas são aqueles que completaram o serviço militar e estão disponíveis para eventual convocação. Eles devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva, obrigatório por cinco anos após a baixa.
Já os dispensados são pessoas que, ao completarem 18 anos, realizaram o alistamento militar obrigatório, mas foram isentas da prestação do serviço militar ativo
Nossas Redes Sociais