Número de homicídios cai 37% em SC no início de 2025

Dados são dos primeiros 13 dias de 2025

Nos primeiros 13 dias de 2025, Santa Catarina registrou uma queda significativa no número de homicídios, com 17 mortes, comparado a 27 no mesmo período de 2024. A redução foi de 37%. Em todo o ano passado, foram registrados 511 assassinatos no Estado, conforme dados divulgados pela Polícia Civil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além disso, a redução de latrocínios, roubo seguido de morte, foi notável. Em 2024, ocorreram dois casos no mesmo período, enquanto, em 2025, não houve nenhum. As lesões corporais seguidas de morte também caíram pela metade, com nenhuma ocorrência registrada até o momento.

Publicidade

No que diz respeito aos feminicídios, embora tenha ocorrido um caso em ambos os anos, a violência contra a mulher segue sendo uma preocupação.

Em 2025, uma jovem de 19 anos foi assassinada em Palhoça no dia 1º de janeiro, com seu companheiro, de 33 anos, preso preventivamente.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC), 48 feminicídios foram registrados em 2024.

Veja também

Inmetro estipula que armas de bolinhas sejam retiradas do mercado

INCA prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2025

Os números de mortes envolvendo policiais civis e militares em serviço também foram divulgados. No caso da Polícia Civil, foi registrada uma morte. Já a Polícia Militar registrou cinco mortes entre 1º e 13 de janeiro de 2025.

A queda nos números de homicídios e outros crimes é atribuída à integração das forças de segurança pública e ao investimento em novas tecnologias e no efetivo policial.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou que a colaboração entre a Polícia Civil, Militar, Científica e o Corpo de Bombeiros, junto ao planejamento estratégico e especialização, foi essencial.

Ele também ressaltou o aumento de 30% no orçamento para o efetivo policial e os investimentos em cursos, armamentos e infraestrutura.

Além disso, a criação de novos departamentos de investigação criminal em oito cidades catarinenses tem sido uma estratégia importante para combater os homicídios.

Até março de 2025, 1,6 mil policiais estarão mobilizados na Operação Verão, reforçando a segurança no Estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre aos 44 anos vereadora que presidia a Câmara em cidade do Oeste

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Coronel...

Canoinhas entrega kits de ajuda a famílias atingidas pela enchente

Moradores de Canoinhas que enfrentaram os impactos da elevação...

Ibiam participa da construção do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina

Representantes do município participam nesta quinta-feira, em Joaçaba, de debates para a formulação das novas diretrizes educacionais catarinenses.

Publicação Legal – Decisão Administrativa Final – Processo Administrativo de Responsabilização nº 12/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ O Município de...

Comitiva de Caçador se reúne com a Fiesc para fortalecer parcerias

Uma comitiva de Caçador participou de uma reunião na...

Brasil lidera uso de criptomoedas no mundo, aponta relatório

O Brasil aparece como líder mundial em adoção de...

Porto União decreta emergência após elevação do Rio Iguaçu

A Prefeitura de Porto União decretou situação de emergência...