Número de homicídios cai 37% em SC no início de 2025

Dados são dos primeiros 13 dias de 2025

Nos primeiros 13 dias de 2025, Santa Catarina registrou uma queda significativa no número de homicídios, com 17 mortes, comparado a 27 no mesmo período de 2024. A redução foi de 37%. Em todo o ano passado, foram registrados 511 assassinatos no Estado, conforme dados divulgados pela Polícia Civil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além disso, a redução de latrocínios, roubo seguido de morte, foi notável. Em 2024, ocorreram dois casos no mesmo período, enquanto, em 2025, não houve nenhum. As lesões corporais seguidas de morte também caíram pela metade, com nenhuma ocorrência registrada até o momento.

Publicidade

No que diz respeito aos feminicídios, embora tenha ocorrido um caso em ambos os anos, a violência contra a mulher segue sendo uma preocupação.

Em 2025, uma jovem de 19 anos foi assassinada em Palhoça no dia 1º de janeiro, com seu companheiro, de 33 anos, preso preventivamente.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC), 48 feminicídios foram registrados em 2024.

Veja também

Inmetro estipula que armas de bolinhas sejam retiradas do mercado

INCA prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2025

Os números de mortes envolvendo policiais civis e militares em serviço também foram divulgados. No caso da Polícia Civil, foi registrada uma morte. Já a Polícia Militar registrou cinco mortes entre 1º e 13 de janeiro de 2025.

A queda nos números de homicídios e outros crimes é atribuída à integração das forças de segurança pública e ao investimento em novas tecnologias e no efetivo policial.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou que a colaboração entre a Polícia Civil, Militar, Científica e o Corpo de Bombeiros, junto ao planejamento estratégico e especialização, foi essencial.

Ele também ressaltou o aumento de 30% no orçamento para o efetivo policial e os investimentos em cursos, armamentos e infraestrutura.

Além disso, a criação de novos departamentos de investigação criminal em oito cidades catarinenses tem sido uma estratégia importante para combater os homicídios.

Até março de 2025, 1,6 mil policiais estarão mobilizados na Operação Verão, reforçando a segurança no Estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Estádio Luiz Leoni recebe nova iluminação em LED e volta a ter jogos noturnos em Videira

O Estádio Municipal Luiz Leoni, em Videira, começou a...

Ibiam sedia pela primeira vez etapa microrregional do JESC

A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina...

SC chega a 30 prefeitos presos em investigações de corrupção

Santa Catarina chegou à marca de 30 prefeitos presos...

Valmor de Paula nomeado Superintendente Regional do Trabalho de SC

O Ministério do Trabalho e Emprego oficializou nesta terça-feira...

Estudantes do 3º ano serão inscritos automaticamente no Enem em 2026

O Ministério da Educação (MEC) confirmou mudanças importantes para...

Câmara de Videira realiza 15ª Sessão Ordinária com homenagem e projeto social na pauta

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira,...

Câmara de Caçador aprova implantação da Escola do Legislativo

A Câmara de Caçador aprovou durante a sessão ordinária...

Epagri estuda tecnologias de combate a uma das piores doenças da maçã

O Estado que mais produz maçã no Brasil quer...