Número de homicídios cai 37% em SC no início de 2025

Dados são dos primeiros 13 dias de 2025

Nos primeiros 13 dias de 2025, Santa Catarina registrou uma queda significativa no número de homicídios, com 17 mortes, comparado a 27 no mesmo período de 2024. A redução foi de 37%. Em todo o ano passado, foram registrados 511 assassinatos no Estado, conforme dados divulgados pela Polícia Civil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além disso, a redução de latrocínios, roubo seguido de morte, foi notável. Em 2024, ocorreram dois casos no mesmo período, enquanto, em 2025, não houve nenhum. As lesões corporais seguidas de morte também caíram pela metade, com nenhuma ocorrência registrada até o momento.

Publicidade

No que diz respeito aos feminicídios, embora tenha ocorrido um caso em ambos os anos, a violência contra a mulher segue sendo uma preocupação.

Em 2025, uma jovem de 19 anos foi assassinada em Palhoça no dia 1º de janeiro, com seu companheiro, de 33 anos, preso preventivamente.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC), 48 feminicídios foram registrados em 2024.

Veja também

Inmetro estipula que armas de bolinhas sejam retiradas do mercado

INCA prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2025

Os números de mortes envolvendo policiais civis e militares em serviço também foram divulgados. No caso da Polícia Civil, foi registrada uma morte. Já a Polícia Militar registrou cinco mortes entre 1º e 13 de janeiro de 2025.

A queda nos números de homicídios e outros crimes é atribuída à integração das forças de segurança pública e ao investimento em novas tecnologias e no efetivo policial.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou que a colaboração entre a Polícia Civil, Militar, Científica e o Corpo de Bombeiros, junto ao planejamento estratégico e especialização, foi essencial.

Ele também ressaltou o aumento de 30% no orçamento para o efetivo policial e os investimentos em cursos, armamentos e infraestrutura.

Além disso, a criação de novos departamentos de investigação criminal em oito cidades catarinenses tem sido uma estratégia importante para combater os homicídios.

Até março de 2025, 1,6 mil policiais estarão mobilizados na Operação Verão, reforçando a segurança no Estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira terá tempo firme e temperaturas mais amenas em SC

A quarta-feira (19) começa com tempo firme em todas...

MBRF Videira celebra 92 anos de história, trabalho e transformação

A MBRF Videira celebra 92 anos de história marcada...

Morre aos 91 anos a atriz Glória Menezes, um dos grandes nomes da TV brasileira

A atriz Glória Menezes morreu nesta terça-feira (18), aos...

Devoluções da Câmara ao Executivo já somam R$ 2,1 milhões em 2026

O presidente da Câmara Municipal de Caçador, Jonatas Maia...

Caminhonete com registro de furto em Ibiam é encontrada incendiada

Uma caminhonete com registro de furto/roubo em Ibiam foi...

Cerca de 1,8 mil garrafas de whisky são furtadas após carga cair de carreta em SC

Cerca de 1,8 mil garrafas de whisky foram furtadas...

Visan explica aumento de pontos abertos para reparos e demora na repavimentação das ruas

Quem circula por Videira pode ter percebido o aumento...