Operação da PF investiga contrabando e lavagem de dinheiro no Oeste neste terça (26) em cidades do oeste e meio-oeste catarinense.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Joaçaba, Ouro, Capinzal e Zortéa, em Santa Catarina, e no município de Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul.
A Operação Cigarro de Palha visa combater o comércio de cigarros de procedência estrangeira, introduzidos clandestinamente no território nacional, e os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A investigação foi iniciada em setembro de 2021, a partir do desvio de 308.500 maços de cigarros do Depósito de Mercadorias da Receita Federal em Joaçaba/SC.
Veja também
Polícia Federal apura fraudes em alvarás judiciais em três estados
Carga com 570 vinhos argentinos é apreendida no Meio-Oeste
Durante as investigações foram obtidas judicialmente as quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados, bem como autorização judicial de acesso aos seus dados telefônicos.
Os envolvidos responderão pelos crimes associação criminosa, peculato, contrabando e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas previstas podem chegar a 12 anos de reclusão.
Até as 9h desta terça, a Polícia Federal apreendeu R$ 50 mil em dinheiro, 193 pacotes de cigarro contrabandeado, celulares, documentos e mídias de armazenamento.