Fotos: Polícia Civil
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação BitTrack, contra uma organização criminosa que atuava em fraudes bancárias com uso de criptomoedas. A ação nesta quinta-feira (10) foi em Pinheiro Preto, município no qual a prefeitura teria sido a vítima do esquema.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Conforme a Polícia, a organização atuava em 13 estados do Brasil. A ação, coordenada pela DRCI (Divisão de Repressão aos Crimes de Informática), contou com o apoio de forças de segurança e utilizou tecnologia de rastreamento de criptomoedas.
A investigação revelou que o grupo criminoso desviava valores de prefeituras, como a de Pinheiro Preto, e utilizava contas falsas para transferir os valores para criptomoedas, o que dificulta o rastreamento.
Veja também
DRACO/DEIC realizam operações em Caçador e 14 cidades de SC e PR
Casal é condenado pela morte de bebê em Caçador
Mudanças na Lei: Penas para feminicídio sobem para até 40 anos
Com a ajuda da ferramenta de rastreamento da Chainalysis, a polícia conseguiu identificar os responsáveis e seus endereços de carteiras digitais.
Durante a operação, foram cumpridos 64 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas, veículos e criptoativos. A polícia ainda apreendeu dispositivos eletrônicos que passarão por perícia.
A operação mostra como a integração entre forças policiais e o uso de tecnologia avançada são essenciais para combater crimes cibernéticos e fraudes financeiras.
Medidas judiciais adotadas no combate às fraudes bancárias com uso de criptomoedas:
A cúpula da organização criminosa é composta por indivíduos que já possuem condenações por crimes semelhantes aos investigados na Operação BitTrack, tais como:
A Prefeitura do município de Pinheiro Preto emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira (10) se manifestando sobre o caso. De acordo com as informações divulgadas, o fato que originou a investigação desencadeando a citada operaçao foi registrado em 2020, quando a Prefeitura de Pinheiro Preto sobre um ataque cibernético que resultou na subtração de valores. A prefeitura ainda esclareceu que os valores já foram devolvidos.
Confira a nota na íntegra
Portal RBV nas redes sociais
Na madrugada deste sábado (18), uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina resultou…
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
This website uses cookies.