Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Operação nacional contra adulteração de combustíveis mobiliza Santa Catarina

Segundo as investigações, o esquema é liderado por uma facção criminosa paulista e causou um prejuízo superior a 7,6 bilhões de reais em impostos sonegados

Uma das maiores ações de combate ao crime organizado no Brasil avança com força em diversos estados, incluindo Santa Catarina, nesta quinta-feira, 28 de agosto. A chamada Operação Carbono Oculto, coordenada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) e pelo Ministério Público Federal (MPF), cumpre três mandados de busca e apreensão no estado catarinense.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As ações ocorrem nas cidades de Itajaí, destaque econômico de SC e polo portuário estratégico, e em Criciúma, principal economia da região Sul. O Gaeco de Santa Catarina apoia diretamente as diligências, que fazem parte de um amplo esforço nacional para desarticular uma estrutura criminosa bilionária.

Publicidade

De acordo com as investigações, o esquema é controlado por uma facção criminosa paulista e já causou prejuízos superiores a R$ 7,6 bilhões em sonegação de impostos municipais, estaduais e federais.

A operação também ocorre em

  • São Paulo,
  • Rio de Janeiro,
  • Paraná,
  • Espírito Santo,
  • Goiás,
  • Mato Grosso do Sul e
  • Mato Grosso.

Segundo o Governo Federal, “trata-se da maior operação contra o crime organizado da história do País em termos de cooperação institucional e amplitude”.

Mais de 1.400 agentes públicos estão mobilizados para cumprir 350 mandados, atingindo redes de fraudes fiscais, ambientais e econômicas, com foco principal no setor de combustíveis.

Adulteração de combustíveis e sonegação

A investigação revela que o grupo adulterava combustíveis e lavava dinheiro do tráfico por meio de diferentes estratégias. Entre elas, o uso de fintechs controladas pela organização criminosa. Essas empresas tecnológicas realizavam movimentações financeiras com aparência de legalidade.

Conforme a Receita Federal, pelo menos 40 fintechs foram identificadas como peças-chave do esquema. Juntas, elas possuem um patrimônio estimado em R$ 30 bilhões, utilizado para adquirir postos de combustíveis, caminhões-tanque, usinas de álcool, fazendas e imóveis de luxo.

Além disso, há denúncias de que empresários eram obrigados a vender suas propriedades para integrantes da organização, prática investigada como parte da pressão do grupo sobre o setor.

Importação irregular de metanol

Outro ponto central da fraude envolve a importação irregular de metanol, substância química usada para adulterar combustíveis. O produto chegava ao país pelo Porto de Paranaguá (PR), mas era desviado dos destinatários legais.

Transportado de forma clandestina, com documentação falsificada e sem segurança adequada, o metanol era entregue a postos e distribuidoras, onde passava a integrar a rede de combustível adulterado.

Segundo o MPF, a ação criminosa compromete a segurança de motoristas, pedestres e o meio ambiente, além de representar um grave prejuízo à economia e aos consumidores brasileiros.

Os investigadores alertam ainda para dois tipos de fraude: a quantitativa, quando o volume entregue é inferior ao registrado nas bombas, e a qualitativa, que envolve combustíveis fora das normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Investigação segue em andamento

A Operação Carbono Oculto segue em andamento e promete ser um marco no enfrentamento ao crime organizado que atua no setor de combustíveis no Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Dois bebês são internados após intoxicação por produtos da Nestlé no Distrito Federal

Dois bebês de aproximadamente um ano foram intoxicados após...

Mais de 17 toneladas de maconha são apreendidas em rodovias de SC

Mais de 17 toneladas de maconha são apreendidas em...

Tangará celebra uma das melhores safras de frutas de caroço

A safra de frutas de caroço na região de...

Pescador sobrevive 17 horas à deriva agarrado a porta de geladeira em SC

Um pescador de 35 anos sobreviveu a um naufrágio...

Família de Caçador precisa de ajuda

A moradora de Caçador, Maria José, de 35 anos,...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Caminhoneiro morre após ser atingido por carro furtado em SC

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta...

Adolescente envenena marmita dos pais após briga

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante...

Homem pula da Ponte do Castelhano e é salvo pela PM

A Polícia Militar salvou a vida de uma pessoa...

Outros Tópicos Interessantes