Um passageiro foi preso em flagrante após abandonar um cachorro no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O homem tentou embarcar com o animal, mas foi impedido. Após deixar o cão para trás, ele embarcou em voo com destino ao Distrito Federal. A prisão ocorreu quando ele desembarcou em Brasília, nesta quarta-feira (20).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Câmeras de segurança do aeroporto registraram o momento exato em que o homem carregava o cachorro dentro de uma caixa de transporte.
Ele então colocou a caixa entre dois carros no estacionamento e se afastou, abandonando o cão no local.
Funcionários da concessionária que administra o aeroporto encontraram a caixa e acionaram a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), que atua no terminal.
Veja também
Pai, mãe e bebê sofrem intoxicação por gás tóxico dentro de carro em SC
Estufa com mais de 600 pés de maconha é descoberta pela PM em casa no Sul de SC
Durante as investigações, a Polícia Civil de Santa Catarina confirmou que o tutor do cão havia embarcado para Brasília.
Com o apoio da Delegacia de Proteção Animal (DPA), os agentes entraram em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal.
O homem foi localizado no Aeroporto Internacional de Brasília e preso pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA). Ele foi acusado de maus-tratos pelo abandono do cão.
Abandono é crime
O abandono de animais configura crime e maus-tratos segundo a Lei nº 9.605/98, que prevê aumento de pena para cães e gatos.
A denúncia pode ser feita anonimamente em canais oficiais, como o Ministério Público Federal, que tem poder para propor ações contra quem viola a legislação ambiental.
Além disso, a Polícia Militar pode ser acionada pelo número 190 para emergências.
O Disque Denúncia permite denúncias anônimas, e a Federação Brasileira dos Animais disponibiliza um canal online para reclamações. Boletins de ocorrência também podem ser registrados em delegacias físicas ou eletrônicas.