Ícone do site PortalRBV

Passageiro abandona cão no Aeroporto de Florianópolis após ser proibido de embarcar com o animal

Passageiro abandona cão no Aeroporto de Florianópolis após ser proibido de embarcar com o animal

Foto: PCSC

Um passageiro foi preso em flagrante após abandonar um cachorro no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O homem tentou embarcar com o animal, mas foi impedido. Após deixar o cão para trás, ele embarcou em voo com destino ao Distrito Federal. A prisão ocorreu quando ele desembarcou em Brasília, nesta quarta-feira (20).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Câmeras de segurança do aeroporto registraram o momento exato em que o homem carregava o cachorro dentro de uma caixa de transporte.

Ele então colocou a caixa entre dois carros no estacionamento e se afastou, abandonando o cão no local.

Funcionários da concessionária que administra o aeroporto encontraram a caixa e acionaram a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), que atua no terminal.

Durante as investigações, a Polícia Civil de Santa Catarina confirmou que o tutor do cão havia embarcado para Brasília.

Com o apoio da Delegacia de Proteção Animal (DPA), os agentes entraram em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal.

O homem foi localizado no Aeroporto Internacional de Brasília e preso pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA). Ele foi acusado de maus-tratos pelo abandono do cão.

Abandono é crime

O abandono de animais configura crime e maus-tratos segundo a Lei nº 9.605/98, que prevê aumento de pena para cães e gatos.

A denúncia pode ser feita anonimamente em canais oficiais, como o Ministério Público Federal, que tem poder para propor ações contra quem viola a legislação ambiental.

Além disso, a Polícia Militar pode ser acionada pelo número 190 para emergências.

O Disque Denúncia permite denúncias anônimas, e a Federação Brasileira dos Animais disponibiliza um canal online para reclamações. Boletins de ocorrência também podem ser registrados em delegacias físicas ou eletrônicas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile