A Defesa Civil de Caçador juntamente com a Guarda Municipal, membros de Secretarias Municipal e entidades, promoveram nesta quarta-feira (5) a retirada de pessoas que residem debaixo de pontes no município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O coordenador da Defesa Civil, Sergio Eloy Bisotto, ressalta que a abordagem nos locais foi feita no primeiro horário da manhã, pois a tarde muitas destas pessoas que vivem embaixo das pontes, já fizeram uso de álcool ou produtos ilícitos, tornando o trabalho mais difícil.
“É um momento constrangedor ter que abordar estas pessoas, mas o trabalho de proteção de defesa civil não pode se ater a certos fatores. Por isso precisamos fazer esta ação e tivemos a participação de entidades e secretarias municipais. Outro fato importante foi a presença da Guarda Municipal, pois em um dos locais existiam pontos de queima de fios de cobre, possivelmente furtados pela cidade. E o restante do material não aproveitado, certamente sendo atirado nas águas do Rio do Peixe”, declarou.
Veja também
Laboratório Escola da Uniarp realiza mais de 800 tipagens sanguíneas
Bombeiros alertam sobre prevenção de acidentes em rios, cachoeiras e trilhas
Cidade mais quente de SC registra índice de calor de 44°C
Para Bisotto, esta é uma grande preocupação para Caçador e não pode continuar ocorrendo, até porque a Prefeitura dá todo o suporte para estas pessoas em situação de rua, já que existe o Caps e a Casa de Passagem para atendê-los.
Durante a limpeza muito lixo foi retirado e pedras de bloqueio serão colocadas novamente nos locais para dificultar que pessoas permaneçam ou voltem a viver embaixo das pontes.
Tratamento humanizado
A assistente social da Prefeitura, Isolete Renon Farias, acompanhou os trabalhos. “Temos a função de fazer a proteção do indivíduo, independente da situação ou local onde esteja. Sempre fazemos a abordagem para encaminhá-los para a família, município de origem ou na nossa Casa de Passagem. Acompanhamos todo o trabalho para que as pessoas abordadas tivessem um tratamento humanizado”.
Convite a matéria completa no vídeo acima.
Nossas Redes Sociais