Pitbulls recebem tratamento e serão devolvidos aos tutores

A gerência do Centro de Bem-Estar Animal ressaltou que a fêmea somente atacou uma pessoa por querer defender seu filhote

Na última sexta-feira (23), uma ocorrência envolvendo dois cães da raça pitbull mobilizou a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal em Caçador. Os animais circulavam sozinhos por diferentes pontos da cidade, como a área atrás da Prefeitura e nas proximidades do INSS.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A equipe do Centro de Bem-Estar Animal foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou os animais já imobilizados pelos bombeiros, com apoio da PM. Os cães (uma fêmea e um macho) foram levados em segurança. A fêmea, inicialmente agressiva, estava apenas protegendo o filhote, como explicou a gerente do Centro de Bem-Estar, Karen Luiza Ferreira.

Publicidade

“Ela agiu com instinto materno. Depois que percebeu que estava em segurança, se mostrou dócil, inclusive com nossos tratadores”, relatou Karen.

Os animais passaram o fim de semana bem alimentados e estáveis no abrigo. Nesta segunda-feira (26), os tutores fizeram contato com o centro e, após autorização da Polícia Militar, foi acordada a devolução dos cães. A entrega, no entanto, está condicionada à microchipagem dos animais.

Além disso, conforme a legislação estadual de Santa Catarina, vigente desde 2007 e reforçada em 2023, a castração de cães da raça pitbull e derivados é obrigatória. Caso os tutores recusem, os dados serão encaminhados ao Ministério Público para providências.

Sobre o incidente, imagens obtidas mostram que uma pessoa arremessou um objeto contra o filhote, o que teria provocado a reação da fêmea. Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido.

Karen faz um apelo à população. “Se vir um cão solto, não jogue pedras, não o provoque. Atravessar a rua é o mais seguro. O instinto do animal é se defender”.

Apesar de alegarem que os cães fugiram sem que percebessem, os tutores podem responder por omissão de guarda, já que a PM registrou a ocorrência. Caberá às autoridades determinar se houve negligência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Flávio Henrique

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira terá calor acima dos 30°C antes da chegada de frente fria

Santa Catarina terá uma mudança nas condições do tempo...

“Buchada do Rotary” acontece neste sábado em Caçador

O Rotary Club Sul Contestado, de Caçador, promove neste...

Moradores de seis bairros devem ficar atentos à falta de água nesta quinta

Moradores de diferentes bairros de Videira devem ficar atentos...
00:18:53

Videira Notícias – 26/08/2026

https://www.youtube.com/watch?v=7u5HcrzaC08

Internacional sofre transfer ban da Fifa e fica impedido de contratar

O Internacional foi punido pela Fifa com um transfer...

Epagri abre concurso com 40 vagas e salários de até R$ 16,9 mil em SC

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de...

Judocas de Videira disputam o JUBs 2026 em Goiás

Três atletas da Associação Videirense de Judô (AVJ) estão...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...