Muitos questionamentos têm surgido sobre os novos controladores de trânsito a serem instalados em Videira. Por isso, a PM fala sobre os controladores de velocidade na cidade, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Embora não tenha influência direta na instalação dos controladores de velocidade, a PM realizou, a pedido da prefeitura, um estudo do tráfego, analisando dados de acidentes e sua gravidade nas vias do município. Esses dados foram posteriormente utilizados para decidir sobre a instalação dos dispositivos nas vias.
Com o objetivo de garantir a proteção de vidas e a redução de lesões e mortes no trânsito, a PM de Videira está atenta ao tráfego e às ocorrências do município, destaca Tarniovics.
O capitão ressaltou que os controladores de velocidade têm a finalidade de notificar e autuar os motoristas que excederem o limite de velocidade estabelecido na via, e estão instalados em um sistema fechado, não influenciando nas ações da polícia.
Ele explicou que esses equipamentos visam à prevenção de acidentes, não à aplicação de multas, e que as câmeras não fiscalizarão questões como licenciamento veicular, ficando isso a cargo de abordagens e fiscalizações realizadas pela própria Polícia Militar.
Veja também
Controladores eletrônicos de velocidade são instalados em Videira
Ciclista morre atropelado na manhã deste sábado em Videira
O Capitão ressalta a importância de os motoristas identificarem onde os controladores estão instalados para que possam reduzir a velocidade e garantir a segurança de todos.
Etapas da instalação
Algumas etapas para a instalação dos controladores já foram concluídas, passando agora para a demarcação horizontal nas ruas que os receberão, informando a distância até o dispositivo e a velocidade permitida na via.
Em seguida, a aferição pelo Inmetro é mais uma etapa que está sendo aguardada. A expectativa é que o órgão realize o trabalho na próxima semana para, posteriormente, colocar os equipamentos em funcionamento e realizar um período de 15 dias de adaptação.
Após esse período de testes, os controladores de velocidade passarão a funcionar definitivamente, autuando quem exceder o limite de velocidade da via.