O comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, apresentou na última sexta-feira (08) o relatório de 2024 da instituição. O coronel detalhou as conquistas e os próximos passos para reforçar a segurança em Santa Catarina, destacando novos investimentos e mudanças estratégicas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Uma das principais novidades discutidas foi o investimento de R$ 5 milhões em armas não letais para equipar os policiais. Pelozato explicou que os PMs catarinenses serão agora armados com três instrumentos não letais além da tradicional arma de fogo.
Os novos equipamentos incluem um dispositivo eletrônico de controle, conhecido popularmente como “choque”, um espargidor de gás e um bastão retrátil de tecnologia avançada.
Além disso, o comandante ressaltou o esforço contínuo da PMSC em fornecer melhores condições aos policiais, como o novo fardamento e as 72 viaturas blindadas recentemente entregues.
“Aumentar a qualidade, treinamento e armamento dos nossos policiais é essencial para oferecer um serviço de segurança com mais qualidade nas ruas”, afirmou Pelozato.
Veja também
Caminhão da CAIXA chega a Joaçaba para renegociação de dívidas
Profissionais da engenharia passam por capacitação sobre uso do BIM
Outro tema abordado durante a reunião foi a decisão de encerrar o uso das câmeras corporais pelos policiais militares.
O coronel explicou que, após uma análise detalhada, ficou claro que os objetivos iniciais não foram alcançados. Além disso, o equipamento estava obsoleto, com peças que já não eram mais fabricadas.
Como alternativa, a PMSC adotou a tecnologia PMSC Mobile, que permite aos policiais filmar ocorrências diretamente de seus dispositivos móveis, sem custos adicionais para a instituição.
Operação Verão 2024
Pelozato também falou sobre os planos para a Operação Verão 2024, que será reforçada com mais de 1.500 policiais.
A operação, que promete ser a maior e mais segura da história de Santa Catarina, contará com o apoio das forças de segurança do Estado e com o uso intensivo de tecnologias e inteligência.
A meta é garantir que o Estado, atualmente considerado o mais seguro do Brasil, continue com altos índices de segurança, beneficiando tanto os catarinenses quanto os turistas.
“Com a Operação Verão, queremos garantir um ambiente seguro para todos, seja para quem mora em Santa Catarina, seja para os turistas que escolherem nosso Estado”, concluiu Pelozato.
Portal RBV nas redes sociais