Na manhã de segunda-feira (05), a Polícia Militar Ambiental de Joaçaba recebeu denúncia sobre vazamento de dejetos suínos na Linha Caçador, em Treze Tílias. Ao chegar ao local, os policiais constataram que as calhas responsáveis por direcionar os resíduos para a esterqueira estavam obstruídas, resultando no transbordamento dos efluentes. O material escoou pelo solo, atingiu a estrada principal da localidade e acabou desaguando no rio.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a fiscalização, foi observada a coloração turva e acinzentada da água, além do odor característico dos dejetos suínos. Apesar disso, não foi registrada a mortalidade de peixes.
O proprietário da propriedade, que possui licença ambiental para a atividade de suinocultura, informou desconhecer o vazamento. Após orientação dos policiais, ele adotou medidas para conter o vazamento e minimizar os impactos ambientais.
Diante dos fatos, foi lavrado Auto de Infração Ambiental contra o responsável, por descumprir as condicionantes da licença ambiental e causar poluição no curso hídrico.
Veja também
Santa Catarina pode passar a ter 20 deputados federais a partir de 2027
Polícia Civil prende suspeitos de matar jovem de 22 anos em Catanduvas
O autuado responderá administrativamente e criminalmente pelos danos causados.
A atividade suinícola é considerada de grande potencial poluidor, conforme a Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais. É fundamental que os produtores sigam as normas e orientações dos órgãos ambientais para prevenir situações como esta.
Nossas Redes Sociais