A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Videira, cumpriu na tarde de domingo, 3 de novembro, um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal da Comarca local. A ação teve como alvo o autor do homicídio ocorrido no sábado, 1º de novembro, por volta das 16 horas, que vitimou Valtemir da Silva, conhecido na cidade como “Alemão”.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As investigações conduzidas pela DIC revelaram que a vítima, motorista de transporte de pessoas, havia discutido dias antes com o suspeito.
O desentendimento teria ocorrido em um posto de combustíveis, quando Valtemir tentou lavar o veículo após abastecer, sendo impedido pelo gerente de pista — o mesmo que viria a cometer o crime.
O autor do homicídio apresentou-se à DIC acompanhado de advogados.
Veja também
Hospital Salvatoriano atende mais um caso de acidente com animal peçonhento em Videira
Idoso confessa homicídio após discussão em cidade do Oeste de SC
Durante o interrogatório à Polícia, relatou que a discussão entre ambos se intensificou ao longo dos dias e que, no sábado, a vítima teria feito ameaças contra ele e sua família.
Segundo o depoimento, após saber das ameaças, ele iniciou uma perseguição.
A vítima conduzia um Fiat Mobi branco, enquanto o suspeito a seguiu em um Hyundai Veloster preto até fechar a via na Rua Geovani Crestani, nas proximidades da Rua Padre Anchieta.
Nesse ponto, o autor desceu do veículo e efetuou doze disparos, resultando na morte imediata da vítima. Em seguida, fugiu do local sem prestar socorro.
A arma utilizada, uma pistola Taurus calibre 9 mm, registrada em nome da esposa do suspeito, foi apresentada às autoridades e encaminhada para perícia técnica.
Como está o inquérito?
O inquérito policial segue em andamento, aguardando os laudos periciais e oitiva das testemunhas de defesa.
Os crimes investigados incluem porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e homicídio doloso qualificado — com três agravantes: motivo fútil, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e uso de arma de fogo restrita.
E o passageiro?
Durante o ataque, um passageiro que estava no Fiat Mobi também foi atingido por projéteis nas mãos ao tentar se proteger dos disparos.
Após o interrogatório, o autor foi encaminhado ao Presídio Regional de Videira, onde permanece à disposição da Justiça.

