Durante um treinamento de rotina, cerca de 200 quilos de cocaína foram localizados escondidos no casco de um navio atracado no Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina. A operação aconteceu no domingo (31) e envolveu equipes da Polícia Militar e da Polícia Federal.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com informações do 34º Batalhão da Polícia Militar, a droga estava no navio Allegra, que tinha como destino final o Portugal.
A substância ilícita foi encontrada durante uma varredura subaquática feita por equipes de mergulho especializadas.
Nenhum suspeito foi localizado nas proximidades do porto durante a ação. A operação fez parte de um exercício técnico que contou com a participação de agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), além de integrantes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal, tanto de Florianópolis quanto de Itajaí.
Veja também
Santa Catarina é o Estado mais seguro do Brasil pelo 7º ano seguido
Conta de luz continua com tarifa extra em setembro, confirma Aneel
Segundo as autoridades, os tabletes de cocaína estavam embalados separadamente e presos à estrutura submersa do navio.
Após a apreensão, todo o material foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Florianópolis para os devidos procedimentos investigativos.
Tráfico internacional de drogas
Essa não é a primeira vez que o porto de Imbituba se torna ponto de atenção para o tráfico internacional de drogas. Em 2024, agentes da Polícia Federal encontraram 124 quilos de cocaína escondidos no casco de outra embarcação, cujo destino era a África do Sul.
Esse tipo de ocultação — chamada de “rip-on/rip-off” — é comum em operações de tráfico que utilizam navios comerciais para transportar entorpecentes sem o conhecimento da tripulação.
As autoridades seguem investigando o caso para identificar os responsáveis pela carga e por possíveis conexões com o crime organizado internacional.