A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou, em fevereiro de 2025, as ações da operação Escola Mais Segura, que visa garantir maior segurança nas instituições de ensino do estado. O programa reforça a presença de policiais militares em ambientes escolares, com objetivo de reduzir aspectos potencialmente causadores de perturbação da ordem pública no âmbito dos estabelecimentos de ensino.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A preocupação com a segurança da comunidade escolar é uma prioridade para a PMSC, consolidada pela estratégia preventiva da Rede de Segurança Escolar. Este programa foca no atendimento próximo aos alunos, professores, funcionários de escolas e pais, com ações que incluem medidas de acompanhamento e prevenção executadas por todas as guarnições de serviço.
Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação estabeleceu a data de início das atividades letivas para 10 de fevereiro, com recesso escolar entre 21 de julho e 1º de agosto e término em 15 de dezembro.
Veja também
Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei
Homem é preso suspeito de causar incêndio em residência em Videira
Polícia de Joaçaba e Herval d’Oeste investiga boato sobre criminoso foragido
Em 2024, essas ações resultaram em 100.006 programações operacionais de policiamento preventivo nos horários de entrada e saída das escolas, esforços que são essenciais para a preservação da ordem pública nas unidades de ensino e para a eliminação de fatores de risco, impactando positivamente na percepção de segurança.
Com o início do período letivo de 2025 nas redes estadual e municipal de ensino, a PMSC retoma o planejamento e a execução dessas ações preventivas, que vão cobrir os 204 dias letivos do ano, garantindo a proteção de milhares de alunos, profissionais da educação e suas famílias.
Além da presença ostensiva, o programa também promove a capacitação da comunidade escolar, com treinamentos baseados no protocolo “Fugir, Esconder e Lutar” (FEL), uma abordagem eficaz para emergências.
De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “a segurança da comunidade escolar é uma prioridade para a Polícia Militar de Santa Catarina, e com o início de 2025, renovamos nosso compromisso em proteger alunos, professores, funcionários e suas famílias. Nossa estratégia se baseia não apenas na presença policial, mas na educação e conscientização, colaborando com a comunidade escolar para um ano letivo mais seguro e produtivo”.
Nossas Redes Sociais