Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal inicia à zero hora desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a Operação Carnaval 2025, que se estende até as 23h59min de quarta-feira de Cinzas dia 05 de março, totalizando seis dias de mobilização.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O período é um dos mais críticos do ano em Santa Catarina, pois soma o movimento de famílias aproveitando a folga do feriado, turistas em férias de verão buscando as praias e foliões aproveitando as festas de Carnaval.
Neste feriadão em 2024, a PRF registrou em Santa Catarina 167 acidentes, nos quais 192 pessoas ficaram feridas e oito morreram.
O fluxo de veículos deve aumentar principalmente em regiões de festas tradicionais como
O pico do movimento deve ocorrer na tarde do dia 28 (sexta), sábado pela manhã e dias 04 e 05 (terça e quarta), quando termina o feriadão e começa a volta para casa.
A fiscalização em SC será reforçada com 44 PRFs vindos de outros estados do país.
Veja também
Produção animal impulsiona crescimento do agronegócio catarinense em 2024
Santa Catarina tem a maior taxa de alfabetização do Brasil
As equipes extras vão se posicionar em trechos estratégicos, considerados críticos pelo alto índice de acidentes, localizados principalmente no litoral do estado e Vale do Itajaí.
Além de ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, uso do celular e falta do cinto de segurança, um dos principais focos será o combate à embriaguez ao volante, causa de muitos acidentes com vítimas graves ou mortes.
Vale lembrar que dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima punida com suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa de R$ 2.934,70. A mesma multa é aplicada ao condutor que se nega a se submeter aos testes.
Para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir o risco de acidentes, haverá restrição de tráfego em pista simples para veículos de cargas excedentes, ou seja, que ultrapassam as dimensões máximas permitidas e que precisam de AET (Autorização Especial de Trânsito), nos seguintes dias e horários:
Em caso de acidente sem vítimas, somente com danos materiais e em que o veículo ainda possa se movimentar com segurança, o envolvido tem a obrigação de liberar a via.
Ele também deve fazer o registro da ocorrência em casa, pela internet, preenchendo a DAT (Declaração de Acidente de Trânsito).
O documento tem valor legal, é reconhecido por outros órgãos e seguradoras. Endereço: www.prf.gov.br/declarante
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
This website uses cookies.