Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Policiais penais e agentes socioeducativos de Sc entram em greve

Eles exigem melhorias nas condições de trabalho, reestruturação da carreira e recomposição salarial

Na quarta-feira (22), policiais penais e agentes de segurança socioeducativos de Santa Catarina decidiram entrar em estado de greve. A decisão, tomada em assembleia geral, contou com 98,8% de apoio dos participantes. O governo estadual foi informado sobre a medida na sexta-feira (24).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A categoria cobra uma resposta do governo em relação às condições de trabalho e à falta de diálogo sobre as demandas apresentadas.

Publicidade

Reivindicações da categoria

Ferdinando Gregório, presidente da Ageppen Brasil (Associação dos Policiais Penais do Brasil), afirmou que a categoria já havia enviado suas solicitações ao governo em 22 de outubro de 2024, sem receber retorno.

O principal objetivo da greve é forçar o governo a abrir uma pauta de conversação e apresentar soluções para os problemas enfrentados pelos profissionais.

Entre as principais reivindicações, estão a reestruturação da carreira e a recomposição salarial.

Veja também

MPSC denuncia mãe e padrasto por tentativa de homicídio e agressão a crianças

Corpo de mulher encontrado em rio em Água Doce é identificado

A Associação dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos de Santa Catarina (APPS-SC) destacou nas redes sociais que a falta de valorização e as condições precárias de trabalho têm gerado insatisfação.

A falta de materiais, como uniformes e luvas, e o baixo efetivo são apenas alguns dos problemas enfrentados pela categoria, que tem visto muitos servidores adoecerem devido à sobrecarga de trabalho.

Impacto no sistema prisional de Santa Catarina

Santa Catarina conta com cerca de 3,6 mil policiais penais e 600 agentes socioeducativos, distribuídos em 56 unidades prisionais e 39 unidades que atendem adolescentes infratores.

Se o governo não se manifestar dentro do prazo de 30 dias, uma nova assembleia será realizada no final de fevereiro ou início de março.

Caso não haja avanços, a greve de zelo será deflagrada, o que resultaria em uma limitação nas atividades, como escoltas e serviços médicos.

Possibilidade de greve total

Se as demandas não forem atendidas até 22 de maio, a categoria pode optar pela greve total. Nesse cenário, atividades essenciais como alimentação e atendimento à saúde seriam mantidas, mas o sistema prisional catarinense seria paralisado.

Posicionamento do Governo

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) se posicionou dizendo estar à disposição para diálogo e reforçou o compromisso com a segurança da sociedade catarinense.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bombeiro orienta desengasgo e salva bebê por telefone em Caçador

Há poucos dias um bebê foi salvo após sofrer...

Caçador Futsal encara Cunha Porã na semifinal da Série Prata

O Caçador Futsal/SMEL entra em quadra neste sábado, 1º...

Incêndio destrói casa durante a madrugada em Videira

Incêndio destrói casa durante a madrugada em Videira mobilizando...

Jovem morre após explosão de churrasqueira em SC

Um mês após ter sido vítima de uma explosão...

Imagem de Nossa Senhora surge em tronco e emociona família

O que parecia apenas mais um dia de trabalho...

Mais Lidas da semana

Mais de 50 corpos são levados à praça após ação policial no Rio de Janeiro

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do...

Caminhão com placa de Videira, carregado de suínos, tomba em estrada rural do Meio-Oeste

Um caminhão modelo VW/26.320, com placas de Videira (SC),...

Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente em Lages

Uma idosa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas...

Multas por drogas em locais públicos começam a ser aplicadas em Caçador

A Polícia Militar de Caçador já aplicou três autos...

Detalhe em foto de batizado ocorrido no Oeste de SC surpreende fiéis

Uma foto registrada durante o batizado na Paróquia Santo...

Outros Tópicos Interessantes