Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Prefeito de Garopaba é preso em operação da Polícia Civil

A ação investiga corrupção, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos

O prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), foi preso na manhã desta quinta-feira (8) durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (Decor/DEIC). A ação também resultou na prisão de mais duas pessoas e integra a segunda fase da operação “Coleta Seletiva”.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a corporação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, dois afastamentos cautelares da função pública e 16 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores que somam cerca de R$ 1 milhão. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).

Publicidade

As diligências ocorreram simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão. Além do prefeito, foram presos um servidor público lotado no setor de licitações e contratos da prefeitura e um empresário do ramo de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Já os afastamentos cautelares atingiram dois secretários municipais de Garopaba.

Investigação

A operação é resultado da conclusão de um inquérito policial que apurou um suposto esquema de corrupção, envolvendo repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, como fraudes em processos de licitação e na execução de contratos públicos.

De acordo com a investigação, os fatos teriam se iniciado ainda em 2016 e continuado mesmo após a alternância de gestão municipal, permanecendo entre 2021 e o período atual.

Cerca de 50 policiais civis, lotados na DEIC e na 18ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), participaram da operação. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.

Outras investigações

O prefeito Júnior de Abreu Bento também é réu na operação Maestro, deflagrada em 2024 pela Polícia Civil, que apura suspeitas de irregularidades em contratos do município. Recentemente, o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) arquivou outra investigação envolvendo o prefeito, relacionada a um contrato de software na área da saúde.

Contraponto

A defesa do prefeito, representada pelo advogado Guilherme Silva Araujo, informou que está buscando acesso à decisão que decretou as medidas cautelares para compreender as motivações e, posteriormente, adotar as medidas judiciais cabíveis.

Em nota oficial, a Prefeitura de Garopaba se manifestou:

“A Prefeitura de Garopaba informa que tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (8), da operação policial envolvendo o prefeito Junior Abreu. No momento, a Administração Municipal aguarda o acesso oficial aos autos para compreender os fatos e prestar os esclarecimentos necessários, respeitando o devido processo legal. A Prefeitura reforça o compromisso com a transparência, com as instituições e com a continuidade dos serviços públicos, que seguem funcionando normalmente. Assim que houver novas informações oficiais, um novo posicionamento será divulgado”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Proibida venda de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Uma medida da Anvisa (Resolução 32/2026), publicada nesta quarta-feira (7/1), determinou a proibição...

Sexta-feira terá calor, temporais e vento forte em Santa Catarina

A sexta-feira (09) será marcada por mudança no tempo...

Trabalhador sofre descarga elétrica durante serviço na SC-135

Um acidente de trabalho com lesões corporais mobilizou o...

Lewandowski entrega carta de demissão e deixa o Ministério da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski,...

Mais Lidas da semana

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de R$ 181 milhões

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de...

Outros Tópicos Interessantes