A Prefeitura de Iomerê está enfrentando problemas recorrentes com o descarte irregular de lixo em comunidades do interior do município. De acordo com a prefeita Luci Peretti, mesmo com a instalação de pontos de coleta em todas as entradas dessas localidades, a prática irresponsável de algumas pessoas e empresas tem prejudicado o uso adequado das lixeiras e comprometido o visual das áreas rurais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“Nós instalamos lixeiras chamativas, com o objetivo de promover o descarte correto de resíduos, mas infelizmente elas estão sendo usadas de forma inadequada. Encontramos grandes volumes de lixo jogados ao redor dessas estruturas, incluindo bags enormes que chegam a danificar as molas das tampas”, explicou a prefeita.
Para conter o problema, a prefeitura está investigando os responsáveis e já acionou a Polícia Civil para apurar as infrações. “Se o descarte irregular continuar, teremos que tomar medidas mais severas para responsabilizar os culpados”, destacou Luci.
Serviços e iniciativas da prefeitura
A prefeita reforçou que existem alternativas gratuitas e organizadas para o descarte de resíduos. Por exemplo, quem reside no interior e tem materiais que precisam ser descartados pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, que se encarrega de coletar e encaminhar os itens para o destino correto.
Veja também
Mulheres de 18 anos poderão se alistar nas Forças Armadas em 2025
Menina fica presa em porta giratória de banco no Meio Oeste
Descarte irregular de lixo ocorre novamente em Caçador
Além disso, o município mantém iniciativas como a “Gincana Recicla Iomerê” e o projeto “Penso, Logo Destino” junto a Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA). Esses programas incentivam o descarte consciente de resíduos recicláveis, como papelão, pneus, pilhas e lâmpadas, que podem ser direcionados para campanhas educacionais e reciclagem nas escolas.
Apelo à conscientização
Luci Peretti fez um apelo à população e às empresas para que colaborem com a preservação do meio ambiente e do patrimônio público. “Queremos lembrar que essas lixeiras são para materiais recicláveis, como papelão e descartáveis. Quem não sabe como descartar certos resíduos deve entrar em contato com a secretaria para que possamos ajudar. Não há necessidade de deixar os locais sujos ou sobrecarregados”, afirmou.
Por fim, a prefeita informou que está estudando, junto à empresa responsável pelo recolhimento do lixo, a melhor forma de limpar as áreas afetadas e dar o encaminhamento adequado ao material descartado indevidamente.
Nossas Redes Sociais