Um homem de 22 anos foi preso nesta terça-feira (7) em Brasília, no Distrito Federal, acusado de aliciar sexualmente uma menina de apenas 10 anos através de jogos online. O crime foi descoberto em Garuva, cidade localizada no Norte de Santa Catarina. A prisão ocorreu durante a Operação “Guardião da Inocência”, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo as autoridades, o suspeito se aproximou da criança por meio de jogos online e aplicativos de mensagens.
Ele convenceu a menina a enviar fotos por meio dessas plataformas.
A mãe da vítima percebeu o comportamento estranho da filha e decidiu checar as mensagens, encontrando o conteúdo criminoso. Em seguida, ela denunciou o caso à polícia.
Veja também
Homem enche carrinho e tenta sair sem pagar em mercado de SC
Ação da PM de Fraiburgo leva à prisão de três criminosos, um deles por estupro
Cruzamentos de dados telemáticos
A Polícia Civil realizou a identificação do investigado cruzando dados telemáticos usados nos contatos com a vítima. O suspeito foi localizado em sua residência no bairro Riacho Fundo, em Brasília.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, ele tentou dificultar a operação, jogando seu celular no vaso sanitário.
Apesar da tentativa de destruição de provas, os policiais conseguiram prender o homem em flagrante. Além dos crimes de exploração sexual infantil, ele também responderá por fraude processual e resistência à prisão.
O celular foi apreendido e será submetido a perícia técnica, com o objetivo de encontrar mais provas e, possivelmente, identificar outras vítimas.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do Distrito Federal.
“A prisão de hoje, que só foi possível graças à integração das forças de segurança, notadamente o apoio da DRCC/PCDF na execução da diligência em Brasília, demonstra que a PCSC está atenta e atuando de forma coordenada para coibir e responsabilizar os autores de crimes sexuais online, independente da localização geográfica do investigado”, destacou a Polícia Civil em nota oficial.
Pais devem ficar atentos
A PCSC também reforçou a importância da supervisão dos pais e responsáveis sobre o uso de jogos e plataformas digitais por crianças.
Criminosos utilizam esses ambientes online para se aproximar de menores e cometer aliciamentos.
Por fim, a Polícia Civil orienta que qualquer suspeita de crime sexual contra crianças e adolescentes deve ser imediatamente denunciada pelo Disque 181.

