A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina (PRF-SC) iniciou nesta semana o uso da Taser 10, uma nova arma elétrica que representa um avanço significativo na abordagem e imobilização de agressores em ocorrências de risco.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Com capacidade para disparos consecutivos de até dez dardos eletrificados e alcance de quase 14 metros, o equipamento oferece maior segurança e eficiência operacional. A tecnologia provoca incapacitação neuromuscular momentânea, paralisando temporariamente o alvo.
Ao todo, 64 dispositivos foram distribuídos para todas as unidades operacionais da PRF no estado, dentro de um investimento nacional de R$ 24 milhões, que disponibilizou 1.340 Taser 10 para postos da PRF em todo o país.
Veja também
Réus são condenados por homicídio de Vanessa Martins
Vice-prefeito de Pinheiro Preto está na UTI e passará por cirurgia
O novo armamento substitui os modelos anteriores, que realizavam apenas um disparo por vez com alcance de cerca de 7 metros. Com a ampliação da distância e da autonomia, os agentes ganham maior controle e segurança nas abordagens.
Todos os policiais passaram por capacitação específica, com conteúdos teóricos e simulações práticas, a fim de garantir o uso legal, proporcional e seguro da nova arma. A tecnologia tem como foco a preservação da vida, inclusive em situações de alta agressividade ou resistência.
A PRF, que utiliza dispositivos elétricos desde 2007, torna-se agora referência nacional, incentivando outras corporações, como a Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná, a adotarem o mesmo equipamento.
Nossas Redes Sociais