Esta semana, a promotora de Justiça Andréia Tonin ministrou palestras sobre o combate à violência doméstica para professores da Rede Municipal de Ensino de Fraiburgo e da APAE. O tema vem mobilizando vários órgãos parceiros no município, e existe inclusive uma ação em andamento para garantir que as pessoas tenham acesso à informação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Trata-se do Protocolo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica de Fraiburgo, cujo objetivo é apresentar a rede de proteção e atendimento à comunidade, estabelecendo procedimentos para um acolhimento organizado, integral e humanizado. A iniciativa foi finalista do último Prêmio José Daura, do Ministério Público de Santa Catarina, ficando em segundo lugar.
Durante as palestras, a promotora esclareceu dúvidas e destacou a importância dos educadores estarem bem-informados sobre as diversas formas de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral – para que possam identificar sinais entre alunos e suas famílias.
![](https://portalrbv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mp-fraiburgo-3.jpg)
Veja também
SC tem a segunda menor taxa de inadimplência do Brasil
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Oeste Catarinense deve registrar menos chuva em fevereiro e março
“A iniciativa de capacitar os professores reforça o compromisso de combatermos a violência doméstica, garantindo que a comunidade escolar esteja preparada para atuar como agente de proteção e apoio às vítimas”, explica Andréia Tonin.
O Protocolo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica de Fraiburgo orienta como buscar ajuda e detalha as responsabilidades de cada órgão da rede de proteção e os serviços de referência prestados por cada um, enfatizando a importância de uma abordagem ética no atendimento e na notificação dos casos.
O acompanhamento das vítimas é projetado para ir além da saúde física, integrando também aspectos psicológicos e socioeconômicos, envolvendo a família no processo de recuperação. “A disseminação desse conhecimento é fundamental para que as mulheres tenham acesso às informações necessárias e possam auxiliar outras em situações semelhantes. É através do diálogo que estamos conseguindo alcançar muitas pessoas, levando informações de extrema relevância”, conclui a promotora de Justiça.
![](https://portalrbv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mp-fraiburgo-2.jpg)
Nossas Redes Sociais