Foto: Divulgação / SES
De janeiro a outubro deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 29.895 ligações para atendimento relacionado a algum tipo de queda. Em maior ou menor grau, os tropeços, escorregões e pisadas em falso são as causas mais frequentes de quedas e podem acarretar consequências graves, comprometendo a qualidade de vida do paciente e até levando à morte.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A maioria das vítimas de quedas assistidas pelos profissionais do Samu foram do sexo masculino, com 58,5% dos atendimentos e 41,5% do sexo feminino.
As causas externas relacionadas ao trabalho, bem como profissões de maior risco, são mais comuns entre os homens, o que resulta em mais chamados.
“A maioria das quedas não são intencionais, como quedas da própria altura ou de altura, e estão relacionadas a problemas com o ambiente. Isso porque a maior parte delas ocorre com a população ativa e, geralmente, no trabalho; em menores, as quedas estão relacionados à exploração do ambiente e acidentes na residência”, relata o médico ortopedista e coordenador médico da Macro Sul Catarinense do Samu, Jebsen Yanagihara Coelho Galvão.
As ocorrências têm crescido na faixa etária de 0 a 19 anos. Somente em 2024, de janeiro a outubro, a Central de Regulação (CRU) direcionou 12.422 chamados para as Unidades de Suporte Avançado (USA) e Básico (USB), sendo 1.374 de crianças e adolescentes.
Na faixa etária de 20 a 59 anos houve 5.862 assistências e, acima de 60 anos, 5.101 atendimentos.
Veja também
Bombeiros registram 113 casos de águas-vivas e salvam 85 vítimas
Seis corpos são resgatados após queda de ponte no Maranhão
De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde (MS), a maioria das quedas ocorrem dentro de residências.
No entanto, os obstáculos enfrentados diariamente pela população nos grandes centros urbanos, como calçadas com desníveis, buracos, acessos irregulares nos transportes públicos e iluminação precária, também podem resultar em tombos e chamados para o 192.
Quarto
Banheiros
Nossas Redes Sociais
Se tem algo que incomoda quem cultiva a barba, é a coceira insistente que surge…
Se você sempre lavou o arroz antes de levá-lo ao fogo, talvez seja hora de…
Um veículo Voyage, com placas Mercosul, saiu da pista e capotou na tarde de quinta-feira…
O governo federal anunciou, nesta quinta-feira, 3 de abril, uma importante ampliação da faixa de…
A Caixa Econômica Federal anunciou na noite de quinta-feira, 3 de abril, os vencedores do…
Na quinta-feira, dia 3 de abril de 2025, às 19h38, o trem de socorro de…
This website uses cookies.