Nesta quinta-feira (24) uma frente fria intensa atingiu Santa Catarina, causando destruição em várias regiões. A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) registrou ventos de 60 a 80 km/h em diversos municípios. Em Laguna, no Litoral Sul, as rajadas chegaram a 100 km/h, agravando os estragos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os ventos fortes, acompanhados de chuvas intensas e granizo, causaram destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia elétrica em várias cidades.
Segundo o relatório da Defesa Civil, Ponte Alta, no Planalto Serrano, foi uma das localidades mais atingidas, com cerca de 200 residências destelhadas.
Em São Miguel do Oeste, na região Oeste, 30 imóveis sofreram destelhamentos e quedas de árvores.
Veja também
Mau tempo deixa 216 mil imóveis sem energia em Santa Catarina
Ciclone extratropical traz ventos de 100 km/h e chuvas para o Sul
Em Urussanga, no Sul, o telhado de uma escola foi arrancado pelos ventos e atingiu uma residência vizinha, sem deixar vítimas.
Descanso, também no Oeste catarinense, registrou quatro residências, uma indústria e uma igreja danificadas.
Em Criciúma e Morro da Fumaça, quedas de árvores bloquearam vias públicas, causando transtornos no trânsito e complicações para motoristas.
Em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, uma árvore caiu na cabeceira da Ponte Olavo Marquardt, que liga as ruas Reinoldo Rau e Max Wilhelm, no Centro. O trecho ficou interditado por cerca de uma hora.
No Aeroporto de Florianópolis, um voo de cargas da Avianca que vinha de Miami não conseguiu pousar devido às condições do tempo. A aeronave, segundo a companhia, pousou em Curitiba por volta das 18h. A Zurich Airport, que administra o terminal da Capital, informou que as operações seguem normalmente.
O vendaval também prejudicou o fornecimento de energia elétrica em cidades em diversas cidades como Abelardo Luz, São Domingos, Ipuaçu, São Lourenço do Oeste, Videira e Caçador.
Em municípios como Itá, Seara e Lebon Régis, árvores caíram sobre a rede elétrica, bloqueando vias, incluindo a SC-355.
Como fica o tempo nesta sexta?
O tempo no Estado deve voltar a ficar firme nesta sexta-feira (25), com aberturas de sol em todas as regiões. Isso porque a frente fria associada a um ciclone extratropical, responsável pelos temporais e vendavais, se afasta de Santa Catarina, dando lugar a um sistema de alta pressão (massa de ar seco). As exceções são as áreas entre o Planalto e o Litoral Norte, onde o dia ainda deve amanhecer com chuva fraca.
Mesmo com a melhora no tempo, os ventos seguem atuando de intensidade moderada a forte na metade Leste do Estado, principalmente nas áreas serranas. Há chance para rajadas no litoral catarinense.
Portal RBV nas redes sociais